A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real deteve uma mulher de 32 anos e o seu irmão, de 27, ambos brasileiros, acusados de matar uma ex-namorada da mulher em Alpercata, Brasil, em janeiro de 2021. A dupla estava em fuga à justiça do Brasil há quase cinco anos e era alvo de mandados internacionais emitidos pela Interpol.
O crime ocorreu no dia 27 de janeiro de 2021, quando a vítima, Michele Romualdo, uma cabeleireira de 37 anos, foi atraída pelos dois irmãos através de mensagens de telemóvel sob o pretexto de atender uma cliente. Ao sair da mota em que se fazia transportar, Michele foi atingida com dois tiros no peito e, apesar de hospitalizada, acabou por falecer.
PUBLICIDADE
Segundo a investigação, os irmãos planearam o homicídio através de troca de comunicações prévia e fugiram do Brasil imediatamente após o crime. A procuradoria federal brasileira emitiu mandados de detenção internacional para ambos.
O Correio da Manhã apurou que, apesar de se desconhecer a data exata da entrada em Portugal, a PJ localizou-os recentemente na região Norte. A mulher residia e trabalhava no Porto, enquanto o irmão estava em Vila Real, ambos vivendo de trabalhos temporários em restauração e turismo.
Na quarta-feira, os dois irmãos foram detidos sem resistência. Na quinta-feira, foram presentes ao Tribunal da Relação de Guimarães, onde lhes foram aplicadas medidas de coação, que permanecerão em vigor enquanto se decide a extradição para o Brasil, onde enfrentarão julgamento por homicídio qualificado.
Michele Romualdo deixou duas filhas menores. Segundo a imprensa brasileira, a vítima tinha terminado recentemente um relacionamento conturbado com a mulher detida, tendo inclusive apresentado queixas por violência doméstica contra a suspeita.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE