Crimes

PJ desmantela laboratório de transformação de cocaína

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 13-11-2023

A Polícia Judiciária identificou um laboratório de transformação de pasta de coca em cloridrato de cocaína (estupefaciente para consumo humano), informa a autoridade em comunicado.

PUBLICIDADE

A investigação da PJ culminou com a localização de uma residência sita em local rural e isolado, em Gondomar, Guimarães, a qual servia de albergue a um laboratório de dimensões consideráveis, onde, diariamente e de forma contínua, dois indivíduos procediam ao processo de transformação em produto final ilícito, apto ao consumo humano.

“A rede internacional assentava em indivíduos estrangeiros, de pelo menos duas nacionalidades distintas que, tendo chegado a território nacional há alguns meses, aqui, numa organização transacional, procederam ao arrendamento de uma habitação, onde vieram a colocar diverso material composto por ácidos, químicos, artefatos, ventiladores, prensas, decantadores, etc., os quais utilizaram para procederem ao processo de transformação” refere a nota.

PUBLICIDADE

Após a sinalização de um dos elementos principais da rede foi possível perceber a chegada de “correios” que transportavam pasta de coca, dissimulada, proveniente da América do Sul. Estes efetivavam a entrega do produto ilícito a outro indivíduo, tendo por destino final o laboratório, onde se encontravam mais dois indivíduos a laborar a tempo total e em exclusivo.

No dia 10 de novembro, ao início da noite, em cumprimento de diversos mandados de busca, foi desencadeada a operação que terminou com a detenção de quatro indivíduos estrangeiros, três em flagrante delito e um em cumprimento de mandado de detenção emitido pela Autoridade de Polícia Criminal.

PUBLICIDADE

publicidade

Na abordagem à residência onde operava o laboratório, que se encontrava em pleno funcionamento, foi possível constatar a presença de diverso material, centenas de litros de químicos, benzinas, ácidos e outros, bem como toda uma estrutura e parafernália apta a produzir, em processo contínuo, mais de uma centena de quilogramas de cocaína por semana.

No cumprimento do mandado de busca à residência onde encontrava o laboratório, estiveram presentes duas Magistradas do Ministério Público e três Especialistas do Laboratório de Polícia Científica da Diretoria do Norte.

“Foi possível assim proceder-se ao desmantelamento do mesmo, com apreensão de pasta de coca e cocaína, em valor que se estima de cerca de cinco dezenas de quilogramas, suficientes para cerca de 250.000 doses individuais. Foram ainda apreendidas armas de fogo e munições, uma viatura, mais de 17.000 euros, moeda estrangeira”, explica o comunicado.

Para se consumar o desmantelamento do laboratório, esta polícia contou com o apoio do Comando Sub-Regional do Ave da ANEPC e dos Serviços de apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

Os quatro detidos, indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, detenção de arma proibida e, eventualmente (necessitando de matéria probatória a consolidar), poluição com perigo comum, no passado sábado, foram presentes ao Tribunal de turno de Vila Nova de Famalicão, tendo-lhes sido decretada a medida de coação de prisão preventiva.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE