Vamos

Pitéus gandareses servidos no Mira à Mesa! Fomos provar (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 17-03-2023

O Município de Mira convida-o a visitar o território e a conhecer os sabores gandareses da restauração local, no Mira à Mesa, que decorre este fim de semana e volta a repetir-se nos dias 24, 25 e 26 deste mês. No arranque da 2ª edição o Notícias de Coimbra esteve em dois dos vinte espaços aderentes.

PUBLICIDADE

O nosso périplo começou no Salgáboca, na Praia de Mira.

A sardinha na telha acompanhada com grelos de Carapelhos e o pitau de raia são duas das sugestões que o restaurante nos apresentou, e que fazem parte da carta que este espaço oferece neste evento gastronómico.

PUBLICIDADE

“Dois pratos emblemáticos do concelho”, sustenta João Nuno Maranhão, gerente do espaço que há 20 anos promove os mais frescos sabores marítimos, com destaque para o peixe da costa local.

Ainda na Praia de Mira fomos provar os sames suados, um dos pratos que o Restaurante Morhua destaca neste Mira à Mesa. No espaço de Tiago Gomes o bacalhau é a estrela com o fiel amigo a assumir muitas formas, mas a ementa inclui ainda opções que remetem para tradições locais, refere o gerente ao Notícias de Coimbra, realçando a importância da iniciativa promovida pelo Município.

PUBLICIDADE

publicidade

Este evento gastronómico pretende “promover a gastronomia, as tradições gandaresas e quebrar a sazonalidade , trazendo mais visitantes nesta altura do ano ao território, bem como ajudar a dinamizar a economia local”, salientou o vereador Bruno Alcaide.

O Mira à Mesa consiste numa parceria com os restaurantes do concelho aderentes, baseada na Carta Gastronómica da Região Gândara, ou seja, além da sua carta habitual, têm uma ementa dedicada à região da Gândara, com vários pratos tradicionais locais, como a sopa à Gandaresa, sopa de nabiças, pitau de raia, sardinhas na telha com grelos, sarrabulho, línguas de bacalhau e sames de bacalhau, entre outros. Nas sobremesas, os visitantes podem degustar arroz-doce,aletria e leite creme.

Os restaurantes aderentes são Keep Calm, Canadian Star, Petisc’art, Pátio do Tabuinhas, Salgáboca, Litur, A Cozinha, Mar Azul, O Seiça e Morhua. O Prazo – Mercearia & Casa de Comer, Peixaria Nosso Mar, Milénio, A Chave, Sabores da Praia, O Pescador, Restaurante Lila, A Taberna da Vila Maria, Contrast Bar e a Confraria Nabos e Companhia são outros dos espaços aderentes.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE