Região

Pitéus da Gândara para (re)descobrir em Mira. A entrada é gratuita

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 14-09-2023

A Mostra Gastronómica da Região da Gândara decorre até ao próximo domingo, 17 de setembro, com gastronomia gandaresa, artesanato, ‘showcookings’ e também música na Barrinha da Praia de Mira.

PUBLICIDADE

Já na sua vigésima quarta edição, o evento, segundo o presidente da autarquia, “procura dar a conhecer e degustar alguns dos produtos e pratos típicos da região, divulgar a riqueza gastronómica e a qualidade dos produtos locais, em época de fim de Verão”.

Artur Fresco salienta que o certame pretende “valorizar e preservar o Património Cultural, Gastronómico, Antropológico e Social da Região da Gândara, defendendo e conservando antigas receitas, saberes e sabores locais”.

PUBLICIDADE

Esta montra, localizada no centro da vila da Praia de Mira, oferece a oportunidade de redescobrir os bons sabores dos produtos locais, associados aos antigos saberes da cozinha simples dos agricultores e pescadores da região da gândara.

PUBLICIDADE

publicidade

Na abertura oficial do evento, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, sustentou que “a gastronomia e o vinho são muito importantes para o turismo, contribuindo para a dinamização da economia”.

Até domingo, podem ser apreciados pratos como a sopa de vinhos de alho, sardinha na telha, bacalhau à moda dos enterros, caldeirada de enguias e pataniscas.

Sarrabulho, ossinhos, favas à gandaresa, arroz de galo, carneiro guisado, cabidela de galo velho e torresmos com papas ou batatas cozidas são outras das sugestões.

No que respeita às sobremesas, os visitantes podem degustar do arroz doce, filhoses, leite creme, folar, pão da avó ou chupas de vinho.

São sete as associações ou restaurantes que se fazem representar nesta Mostra. A Confraria Nabos & Companhia apresenta a sardinha na telha e a broa de milho.

A Mostra Gastronómica da Região da Gândara, de entrada gratuita, conta com programa de animação cultural e musical e ainda um setor de exposição de venda de produtos artesanais.

O espaço inclui uma área destinada ao artesanato. Haverá ainda showcookings com chefs convidados, nos quais os visitantes podem participar e aprender a confeccionar vários pratos típicos locais.

Esta sexta-feira, a mostra funciona das 18:00 às 00:00. No fim de semana, o evento abre às 12:00 e decorre até à 01:00, sendo que, no último dia, o horário é das 12:00 às 00:00.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE