Primeira Página

Pista de Ultraleves de Pombal testa plano de emergência à escala real

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 13-05-2021

Realizouse durante a manhã desta quartafeira na Pista de Ultraleves do Casalinho, em Pombal, um exercício à escala real com a finalidade de validar o Plano de Emergência daquela infraestrutura aeronáutica, divulgou o município.

PUBLICIDADE

A iniciativa pretendeu, também, dar cumprimento a um requisito da ICAOOrganização da Aviação Civil Internacional e ao regulamentado pela ANACAutoridade Nacional da Aviação Civil, revestindose, assim, de particular importância como ferramenta de desenvolvimento da capacidade de reação de um aeródromo a um eventual acidente que ocorra nas suas infraestruturas.

PUBLICIDADE

publicidade

No Plano de Emergência estão contempladas ações a serem desenvolvidas para fazer face a eventuais diversas situações, onde os procedimentos de coordenação e comunicação estão evidenciados,e as responsabilidades e obrigações de cada entidade envolvida estão devidamente identificadas de forma a assegurar uma resposta rápida e coordenada de todos os intervenientes internos e externos.

A execução deste tipo de exercício permitiu testar a coordenação com os meios exteriores e verificar a sua capacidade de integração com as necessidades decorrentes da especificidade de uma resposta a um acidente dentro do espaço aeroportuário. Foi simulado um acidente com um helicóptero ao serviço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no seu regresso à base para reabastecimento, vindo a perder potência e a despenharse junto à cabeceira da pista, provocando um ferido ligeiro e um outro em estado grave.

PUBLICIDADE

O exercício contou com a participação de diversas entidades, serviços e organizações, que intervieram de acordo com as suas responsabilidades na operacionalização do Plano de Emergência Para Aeronaves da Pista de Ultraleves do Casalinho (Pombal). Nomeadamente, Bombeiros Voluntários, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, Guarda Nacional Republicana, Instituto Nacional de Emergência Médica, Município de Pombal (designadamente Serviços Municipais de Proteção Civil e elementos da Unidade de Desenvolvimento Social).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE