Vamos

Piscina Natural de Ançã alcança reconhecimento nacional

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 17-05-2022

A Piscina Natural de Ançã está em plano de destaque no “Guias da Água”, suplemento do Jornal Expresso do último fim de semana que selecionou as 25 melhores piscinas de Portugal. 

PUBLICIDADE

O texto destaca “as águas puras e límpidas e um enquadramento natural incomum, marcado pela vegetação abundante, uma ponte romana e casas da vila equilibradas em redor. É um local perfeito para um dia bem passado em família”.

Situada bem no centro da vila histórica de Ançã, esta piscina natural é alimentada pelo frio caudal da Fonte de Ançã e está em funcionamento durante todo o verão, e conta com um nadador-salvador durante a época balnear. 

PUBLICIDADE

No trabalho efetuado pelo semanário é sugerida também a visita a diversos espaços de interesse histórico, como a Igreja de Nossa Senhora do Ó Igrejas, o Parque de Merendas dos Fornos da Cal e o Palácio do Marquês de Cascais, imóvel seiscentista que pertenceu a D. Álvaro Pires de Castro, 1.º Marquês de Cascais e Senhor da Vila de Ançã, que viveu na sua residência durante os seus últimos sete anos da sua vida, falecendo a 11 de julho de 1812. O alçado principal, virado para o Terreiro de Paço, exibe magníficas janelas de avental, em pedra da região, típicas da arquitetura popular dos séculos XVII e XVIII. 

Destaque também para o Museu Etnográfico, Praça do Pelourinho e Moinho da Nascente de Ançã, responsável por transformar o cereal em farinha de milho, trigo, centeio e aveia, utilizados para a confeção dos famosos bolos de Ançã ou de Cornos.

PUBLICIDADE

publicidade

Situada no extremo sudeste do concelho de Cantanhede, a Vila de Ançã é conhecida em todo o mundo pela grande produção de pedra calcária, vulgarmente chamada de “Pedra de Ançã”, estrela da escultura portuguesa dos séc. XIV, XV e XVI. 

Alva e facilmente trabalhável, foi imortalizada em trabalhos de grandes mestres da escultura renascentista como João de Ruão, Nicolau Chanterene, Teixeira Lopes e João Machado, entre outros, dando origem a um estilo próprio, a “Renascença Coimbrã”. Para conhecer melhor a história desta importante pedra calcária, sugere-se um passeio pedestre pela Rota do Calcário, uma pequena rota circular, com cerca de 10 km de extensão, que pretende valorizar o contributo que a exploração da pedra calcária teve na economia local e na moldura da paisagem rural das freguesias de Ançã e Portunhos/Outil, no concelho de Cantanhede.

Para que usufrua deste espaço calmo e aprazível, o Quintal da Fonte beneficia também de um bar de apoio habitualmente dinamizado com várias atividades socioculturais, perfeito para toda a família.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE