Conecte-se connosco

Coimbra

Piscina-Mar da Figueira da Foz reabre no dia 29 de junho

Publicado

 

em

A Piscina-Mar abre ao público esta sexta feira, 29 de junho, depois de terem sido realizadas, pela autarquia figueirense, as “obras necessárias para garantir as condições de utilização em termos de higiene, salubridade e segurança”.

Nas duas últimas décadas, o complexo foi gerid0 por diversos concessionários, quase sempre de forma pouco interessante para os utilizadores.

Para a história fica abertura de um espaço para talassoterapia, anunciado pelo então concessionário, que, tal como o que lhe sucedeu, está insolvente.

Mais do que uma vez, autarquia e concessionários recorreram à justiça para fazerem valer os seus pontos de vista, sendo certo que quem mais perdeu com este conflitos foram os utentes da infraestrutura municipal.

Originalmente denominada de Piscina-Praia, esta emblemática edificação, inaugurada a 05 de agosto de 1953, marcou a determinação e investimento turístico figueirense da década de 1950 e é ainda hoje um dos ex-libris da cidade.

Augusto Alves da Silva, figueirense pelo coração, mas natural da aldeia do Coelhoso, freguesia do concelho de Tondela, foi quem levou a cabo a iniciativa de construção da Piscina, dirigida pelo Engº José Redondo.
A Piscina-Mar proporcionou agradáveis banhos de sol e água salgada, captada junto ao Forte de Santa Catarina.
A sua prancha de 10 metros, projeto do arquiteto figueirense Isaías Cardoso e ainda recordada por muitos como palco de acrobáticos saltos, foi retirada, já muito deteriorada, no final da década de 90, sendo nesse então ainda pertença de privados.

Durante os seus anos “dourados”, muitos foram os acontecimentos sociais e manifestações desportivas de relevo que tiveram lugar na Piscina-Mar, nomeadamente grandes competições nacionais e internacionais. Ali se disputaram, durante vários anos, os campeonatos de Portugal de natação, e também ali teve lugar um acontecimento de nível internacional: duas jornadas dos Jogos Luso-Brasileiros, incluindo competições de polo aquático.

O complexo que integrava a Piscina-Praia foi adquirido pelo Município no início deste século, depois de vários anos encerrado, tendo sido ali então construído um novo equipamento, com a anterior Piscina-Praia a dar lugar à atual Piscina-Mar, aberta ao público em 2001.

O complexo foi considerado, em 2002, pelo seu interesse arquitetónico, património de interesse público.

A piscina dispõe de serviço de cafetaria e snack-bar (concessionado), balneários, espreguiçadeiras e chapéus-de-sol.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com