Coimbra

Pioneiros 347 vendem canetas e raspadinhas para financiar viagem internacional

Notícias de Coimbra | 23 minutos atrás em 18-01-2026

Os Pioneiros 347 estão a vender canetas, abre-latas e raspadinha a quem vai votar na Escola Avelar Brotero em Coimbra. O grupo de jovens escuteiros está a angariar fundos para uma viagem que os levará a Itália, Eslovénia e Áustria no verão de 2026.

Inês, chefe dos Pioneiros 347, explicou que a venda de produtos personalizados é uma das formas encontradas para financiar a viagem.

“Estamos a aproveitar a afluência de pessoas para vender as nossas canetas, abre-latas e raspadinhas, que têm prémios como mini garrafinhas de Favaios ou até uma massagem através de um voucher Odisseias”, revelou.

PUBLICIDADE

Os Pioneiros 347, um grupo que já conta com cerca de 60 anos de história, são um dos mais antigos agrupamentos de escuteiros da cidade. Com cerca de 19 elementos, o grupo está a trabalhar arduamente para angariar cerca de 800 euros por participante. “Já temos algum dinheiro guardado para reduzir o custo da viagem, mas continuamos a fazer o nosso melhor para reunir os fundos necessários”, explicou Inês.

O agrupamento, com origem na zona da Igreja de São José, ao pé do estádio, tem como objetivo proporcionar aos jovens uma experiência inesquecível, ao mesmo tempo que ensina valores fundamentais como o trabalho em equipa e o espírito de liderança. “O que aprendi no escutismo, como a capacidade de me desenrascar e de trabalhar em equipa, é algo que levo para a vida”, afirmou Inês, que começou a sua jornada como pioneira aos 14 anos.

O apoio à iniciativa pode fazer toda a diferença para que os jovens possam aproveitar ao máximo esta viagem que promete ser uma experiência enriquecedora, tanto a nível pessoal como educativo.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE