Coimbra

Piloto de projeto europeu arranca na Cáritas de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-07-2022

O ontrolo do projeto europeu ValueCare já começou. A Cáritas Diocesana de Coimbra é a entidade responsável pelo piloto de larga escala em Portugal e, nesse sentido, encontra-se a dar início à fase de implementação.

PUBLICIDADE

Durante a visita ao piloto português por parte dos parceiros internacionais do projeto, decorrida no final de junho, foram entregues os primeiros tablets em que a aplicação ValueCare será efetivamente instalada.

A aplicação consistirá num sistema, baseado no princípio dos cuidados integrados, que incentivará os participantes a compartilharem hábitos e rotinas referentes ao seu bem-estar. Os dados serão recolhidos e reunidos numa dashboard de acesso restrito à equipa multidisciplinar de apoio (fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, …), de forma que haverá o desenvolvimento de um plano de cuidados personalizado.

PUBLICIDADE

O grupo-alvo deste recrutamento serão pessoas que possuem 65 anos ou mais; estejam em risco de isolamento social; tenham pouco apoio sociofamiliar; estejam em situação de fragilidade; com comprometimento cognitivo leve; e com eventuais comorbidades físicas.

Além deles, o recrutamento final deverá abarcar profissionais, stakeholders, IT experts, voluntários e cuidadores formais e informais.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto ValueCare recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, para mais informações visite o site do projeto em: https://projectvaluecare.eu/.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE