Coimbra

Pilar de ponte em Eiras ainda se está a aguentar

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 11-02-2026

A Rua Rainha Santa Isabel, em Eiras, encontra-se cortada ao trânsito automóvel depois de uma enxurrada provocada pela ribeira de Eiras, que arrastou parte de uma ponte de acesso a uma habitação.

O pilar principal da ponte, em pedra maciça, mantém-se de pé, mas a Junta de Freguesia acompanha a situação com atenção. Em entrevista, Luís Correia, presidente da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, explicou que “o pilar ainda se está aguentar. É maciço, portanto acreditamos que tenha sido só este bocado aqui a ruir, ou pelo menos a assentar, com a força da água, mas estamos a monitorizar, e a Proteção Civil também, já cá tiveram técnicos hoje de manhã.”

O responsável alertou para o volume de água acima do normal e a possibilidade de novos riscos: “Estava cerca de um metro acima. Portanto, baixou um pouco, vamos ver. Está prevista muita chuva agora da parte da tarde… tudo o que é para cima da ribeira é tudo terrenos agrícolas, portanto a probabilidade de cair novamente outra barreira ou de vir mais arvoredo ou qualquer coisa que venha bater nesta ponte possa causar aqui danos um bocadinho mais graves.”

PUBLICIDADE

Além da ponte de acesso à habitação, existem outros pontos críticos na freguesia. Na freguesia já houve mais duas situações dignas de existir, uma no batimento de parte da estrada de acesso à Rocha Velha, que caiu devido à tubagem do saneamento, e há também a situação do Calvário, que neste momento nos preocupa.

Sobre o risco para habitações próximas, o presidente garantiu que “julgamos que não [será necessário retirar pessoas]… estamos a monitorizar, as coisas estão a ser controladas nesta fase.”

Os quatro pontos de maior preocupação em Eiras incluem a ponte de Eiras na Adémia, a Quinta do Prado, a estrada do Calvário e a estrada da Rocha Velha.

Até ao momento, apenas uma família, já previamente fora da sua habitação, foi afetada, não havendo registo de desalojados na freguesia.