Vamos

PHOTOfest Cantanhede reflete a mulher na sociedade

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 04-09-2023

A segunda edição do PHOTOfest Cantanhede, a decorrer de 13 a 15 de outubro, em vários espaços do concelho, tem como tema “Olhar Mulher”, de modo a alertar para alguns problemas da atualidade.

“O festival procura valorizar o olhar da mulher – como olhar e como é olhada, tanto nas suas valências, como nas suas dificuldades de vida”, disse hoje à agência Lusa a presidente da Associação fotografArte, Fátima Lopes, que organiza.

Uma das novidades deste ano passa pelas exposições na sede de três freguesias do concelho de Cantanhede, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A Biblioteca Municipal de Cantanhede, o Jardim Municipal, assim como a Junta de Freguesia de Cadima são alguns dos locais que vão acolher, naqueles dias, exposições fotográficas que alertam para a atualidade.

Um desses exemplos é a mostra “Mulheres Ignoradas”, que reflete sobre a problemática das empregadas domésticas em Portugal.

Trata-se de um evento que pretende apelar à tomada de consciência da mulher no trabalho, na sociedade, na educação, no desporto e nas artes, sempre no sentido de apelar ao respeito, igualdade, aceitação e não-discriminação de género.

A edição de 2023 inclui sete exposições, um concurso com exposição coletiva e também exposições nas lojas, cafés ou restaurantes que aceitem receber, no seu espaço ou na montra, uma foto ou mais.

O primeiro dia do evento acontece no dia 13 de outubro, com a inauguração da exposição de multimédia intitulada “+Mulher”, na Praça Marquês de Marialva, no centro da cidade de Cantanhede, seguida da sessão de abertura do PHOTOfest Cantanhede, com um foto-concerto, no auditório do centro paroquial, que inclui a projeção de 43 fotografias com música ao vivo.

No dia seguinte, tal como no dia 15 de outubro, o evento integra o mercado das artes, na Praça Marquês de Marialva, um local onde os artistas vendem as suas obras, nomeadamente fotografias, foto-livros, foto-zines, material fotográfico usado, ilustração, desenho, pintura, escultura, cadernos manufaturados, literatura e poesia.

Neste local vai haver um palco disponível para os artistas e autores apresentarem as suas obras, produtos e serviços.

No dia 14 de outubro está prevista a realização da ‘masterclass’ de “Fotografia de Cena”, por Teresa Valente, no Museu da Pedra, assim como um debate sobre as “Mulheres na Fotografia”.

De seguida, o programa prevê uma roda de conversa denominada “Mais do que um Corpo”, pelo grupo “Feminismo para Tod*s”, com a convidada Ana Oliveira, socióloga e investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A encerrar o dia, acontece uma pequena peça de teatro.

Já no dia 15 de outubro, Dai Morais vai realizar uma ‘masterclass’ de retrato feminino.

Durante a tarde, o festival vai apresentar o livro “Kalasha”, de Ana Abrão, seguido de uma palestra intitulada “As mulheres do meu país de Maria Lamas”.

A sessão de encerramento do evento está prevista para o Centro Paroquial.

Toda a programação pode ser consultada no ‘site’ da organização.

O festival é organizado pela Associação fotografArte – Associação de Expressão Artística e Fotográfica de Cantanhede, com o apoio da Câmara Municipal de Cantanhede, entre outros parceiros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE