Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

PGR pede à polícia para identificar autores de grafitos em Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 22-05-2018

  

A Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra instruiu os “órgãos de polícia criminal competentes para intensificarem esforços com vista à identificação dos autores dos crimes” de grafitos nas paredes de monumentos naquela cidade, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Uma nota publicada na página da Procuradoria de Coimbra diz também que a “Direção Regional de Cultura do Centro deu recentemente nota de preocupação pela proliferação de grafitos na zona histórica da cidade de Coimbra, que poderão levar à sua desclassificação como património mundial”.

PUBLICIDADE

publicidade

“A Procuradoria-Geral Distrital de Coimbra entende dever informar que a realização desses grafitos em qualquer imóvel da zona classificada da cidade constitui crime de dano qualificado, punível com pena de prisão até 5 anos ou, nos casos mais graves, com pena de 2 a 8 anos de prisão”, refere a instituição, esclarecendo também que estes crimes, “por assumirem natureza pública, não carecem de queixa por parte de proprietários dos imóveis afetados”.

Na sexta-feira, a diretora regional da Cultura do Centro afirmou que Coimbra pode perder a classificação como Património Mundial por causa das pichagens que afetam monumentos e grande parte da zona classificada pela UNESCO.

PUBLICIDADE

As pichagens já afetam a zona exterior do criptopórtico romano, a Sé Velha e a Igreja de São Salvador, do século XII, estando presentes em toda a zona do Centro Histórico da cidade, quer em monumentos como o Museu Nacional Machado de Castro, quer nas fachadas de casas particulares.

A UNESCO atribuiu a classificação de Património Mundial à Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, em 2013.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com