Saúde

Pfizer pede autorização para vacinar crianças dos 5 aos 11 anos nos Estados Unidos da América

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 08-10-2021

O consórcio farmacêutico Pfizer/BioNTech solicitou na quinta-feira a autorização para uso de emergência da sua vacina contra a covid-19 em crianças entre os 5 e 11 anos nos Estados Unidos da América.

PUBLICIDADE

O pedido do consórcio germano-americano foi apresentado ao regulador dos medicamentos nos EUA (Food and Drug Administration, FDA na sigla em inglês), que pode levar semanas a dar luz verde.

Caso seja aprovada a sua autorização, cerca de 28 milhões de crianças podem ser vacinadas, e este será o primeiro fármaco contra a covid-19 a ser autorizado no país para menores de 12 anos.

PUBLICIDADE

Um comité consultivo da FDA tem planeada uma reunião em 26 de outubro para examinar os dados da vacina da Pfizer/BioNtech para aquela faixa etária.

As autoridades estimam que a autorização pode ser apenas dada em novembro, noticia a agência EFE.

PUBLICIDADE

publicidade

A Pfizer salientou, através de uma publicação na rede social Twitter, que este é um “passo importante” na luta contra a covid-19, numa altura em que os novos casos em menores nos Estados Unidos continuam elevados.

O consórcio propõe administrar nas crianças daquela faixa etária um terço da dose normalmente aplicada em adultos.

No final de setembro a Pfizer/BioNtech tinha revelado, nos resultados preliminares para a FDA, que havia uma resposta imunológica “robusta” nos ensaios clínicos com um terço da dose em crianças.

Para as autoridades de saúde norte-americanas a imunização de menores é importante não só para protege-los mas também para evitar o contágio em adultos.

Como obstáculos enfrentam a relutância de muitos pais em vacinar os filhos, num país onde a utilização de máscara ou a vacinação se tornaram assuntos políticos.

A vacina da Pfizer/BioNtech, que utiliza a tecnologia de RNA mensageiro, tem atualmente autorização da FDA para maiores de 16 anos e uso de emergência para crianças entre os 12 e 15 anos nos EUA.

Em maio, os Estados Unidos e o Canadá foram os primeiros países a aprovar a vacina da Pfizer a adolescentes com 12 ou mais anos e no mesmo mês a Agência Europeia de Medicamentos aprovou também a sua administração em menores entre os 12 e os 15 anos, embora cada país da União Europeia (UE) esteja a avançar a um ritmo diferente.

A China permite a vacinação com a Sinovac a partir dos três anos e o Chile autoriza a partir dos seis anos.

A covid-19 provocou pelo menos 4.822.267 mortes em todo o mundo, entre mais de 236,23 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.019 pessoas e foram contabilizados 1.073.268 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE