Coimbra

Petição pede “Emergência Climática no Município de Coimbra”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 23-02-2021

“Por uma Declaração de Emergência Climática no Município de Coimbra” é uma petição conjunta que foi lançada por quatro organizações ligadas a questões ambientais em Coimbra, a ClimAção Centro, Associação de Proteção e Conservação da Natureza MilVoz, a Greve Climática Estudantil Coimbra e o Clube da Natureza e Património de Assafarge do Centro Desportivo e Recreativo Popular de Assafarge.

PUBLICIDADE

Miguel Dias, da ClimAção Centro, refere que “a petição não pretende ser apenas um mero gesto simbólico, ela é acompanhada da exigência de um Plano de Ação para mitigar a pegada carbónica no concelho e preparar um futuro com temperaturas mais elevadas e consequências dramáticas a vários níveis”.

Ao Notícias de Coimbra, Miguel Dias explica que a petição surge propositadamente numa altura em que os partidos políticos estão a organizar os seus planos eleitorais. A iniciativa pretende que as alterações climáticas sejam um tema que se enquadre nos projetos políticos futuros.

PUBLICIDADE

“Sabemos que a Câmara Municipal de Coimbra está a ultimar o seu plano contra as alterações climáticas, e até ao momento estão a existir algumas medidas mas são avulsas, é preciso uma política consistente transversal a todas as atividades e que num futuro próximo todos os planos tenham em consideração a questão das alterações climáticas. Lançamos a petição neste momento porque a questão climática tem que entrar na agenda política, e a mudança tem que começar localmente”, refere Miguel Dias.

Apesar de medidas favoráveis ao combate às alterações climáticas que têm sido aplicadas recentemente, Miguel Dias refere que “existem ainda planos da Câmara Municipal de Coimbra que as associações ambientalistas entendem que não vão ao encontro de práticas que considerem o ambiente, como um aeroporto em Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

Acrescenta que se trata de uma petição suprapartidária, e que por respeito às regras de segurança em pandemia está apenas disponível online e não irá circular de mão-em-mão. A petição vai estar disponível até dia 19 de março, dia em que se realiza a próxima greve climática global. A entrega vai-se realizar “em mão ao Presidente da Assembleia por membros da organização Greve Climática Estudantil Coimbra”.

Petição disponível aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE