Coimbra

Pessoas com mobilidade reduzida não têm a vida fácil para votar em Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 12-10-2025

O Notícias de Coimbra esteve presente na Escola Secundária Jaime Cortesão, um dos locais de votação em Coimbra, após receber queixas relacionadas com a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou que utilizam cadeiras de rodas.

O Presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, explicou que, embora as escadas sejam um problema conhecido, a entrada acessível está localizada no refeitório, onde os cidadãos podem utilizar uma rampa de acesso, até com possibilidade de estacionar dentro da escola.

No entanto, há um pequeno obstáculo: após o estacionamento, ainda existem alguns degraus até à sala de voto. De acordo com presidente, esses degraus têm sido uma preocupação para algumas pessoas, embora a União das Freguesias tenha implementado uma solução de apoio, com dois funcionários sempre presentes para ajudar os eleitores com dificuldades de mobilidade.

PUBLICIDADE

Além disso, se necessário, a urna pode ser levada até os eleitores que não consigam subir as escadas.

João Francisco Campos frisou que a escola é muito antiga e que o problema de acessibilidade já está identificado, estando previstas obras no futuro. Informou também que os cidadãos podem pedir ajuda ou mesmo solicitar transporte especial, caso precisem.

Em relação à participação eleitoral, João Francisco Campos observou que, até ao momento, a afluência de eleitores é semelhante às últimas autárquicas.

Embora a questão da acessibilidade continue a ser um desafio, a União das Freguesias de Coimbra tem trabalhado para garantir que todos os cidadãos possam votar, independentemente das suas condições de mobilidade.

Veja o direto do Notícias de Coimbra:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE