Crimes

“Pescado” com 631 gramas de meixão. Um quilo custa 6 mil euros!

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 18-11-2023

A GNR,  através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria, deteve em flagrante um homem de 48 anos, pela prática do crime de dano contra a natureza, na localidade de Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande.

PUBLICIDADE

No decurso do patrulhamento ambiental, os elementos do SEPNA detetaram, na foz do Rio Lis, um homem a exercer pesca ilegal de meixão/enguia europeia, na fase juvenil, resultando na sua detenção e apreensão do material utilizado para a prática ilícita. Foram ainda apreendidas 631 gramas de meixão, o qual foi devolvido ao habitat natural.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Marinha Grande.

PUBLICIDADE

A enguia europeia, Anguilla anguilla, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo, avança a GNR.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE