Saúde

Peritos debatem em Coimbra novas estratégias para a promoção da saúde mental

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 26-09-2022

Coimbra recebe, na terça e quarta feira (27 e 28 de setembro), o II Encontro Internacional de Peritos – Inovação e Tecnologia na Promoção da Saúde Mental, evento que vai decorrer na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

PUBLICIDADE

Com nove workshops, o programa vai contar com a presença de vários peritos, que vão abordar temas dedicados à inovação e tecnologia na promoção da saúde mental. Pretende, como explicam os promotores, “divulgar e debater estratégias inovadoras e contributos científicos relevantes no âmbito da intervenção em saúde mental em contexto comunitário”.

Este segundo encontro, que beneficia da participação de vários investigadores nacionais e internacionais (incluindo presenças dos Estados Unidos da América e da Eslovénia), compreende a realização de nove workshops, sobre temas como “Jogos de Aprendizagem e Ferramentas de Design”, “Bem querer melhor bem-estar – Relaxamento terapêutico e promoção da saúde mental” ou “Estigma: o que está por trás dele e como pode ser mitigado?” (dado em inglês).

PUBLICIDADE

As oficinas de formação do primeiro dia do encontro incluem dois outras temas apresentados na língua inglesa – “Espiritualidade na promoção da saúde mental” e “Intervenções móveis para gestão do stresse”.

Já no segundo dia do encontro serão tratados os temas “Resgate de emoções/Intervenções Assistidas por Animais”, “Musicoterapia um catalisador de afetos – técnicas de intervenção”, “Mergulhar no Mindfulness” e “Yoga do Riso: Auto-Casamento”.

PUBLICIDADE

publicidade

“As novas tecnologias e as estratégias inovadoras utilizando metodologias interativas e diferentes recursos poderão ser ferramentas mobilizadoras do envolvimento das pessoas e grupos, para alcançar uma maior cobertura de promoção da saúde mental, a mais baixo custo”, considera a organização deste encontro internacional de peritos, assumida pelas docentes e investigadoras Isabel Marques, Tereza Barroso e Daniela Pinto.

O evento vai decorrer na sala de conferências da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), nas instalações do Polo C, na Rua Dr. José Alberto Reis, em Coimbra. Os interessados podem obter mais informações em www.esenfc.pt/event/encontroibit2022.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE