Saúde

Os perigos silenciosos da falta de magnésio no corpo

Notícias de Coimbra | 16 horas atrás em 26-05-2025

O magnésio é um mineral essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, atuando em mais de 300 processos biológicos e bioquímicos. A falta deste pode estar relacionada a sérios problemas de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, osteoporose e até Alzheimer.

A verdade é que a falta prolongada de magnésio pode levar a sérias complicações de saúde. Algumas pessoas têm maior predisposição à deficiência devido a fatores genéticos, alimentação inadequada, estresse e doenças digestivas, que dificultam a absorção do mineral. Além disso, o envelhecimento e o uso de certos medicamentos, como os diuréticos, também podem agravar a deficiência.

O magnésio é essencial para a saúde do coração, músculos, nervos e ossos, e sua falta pode resultar em uma série de complicações. Por exemplo, uma das consequências mais notáveis da deficiência de magnésio é o aparecimento de taquicardia e arritmias. Além disso, a deficiência desse mineral pode levar a sintomas como dormência ou formigamento nas mãos e pés, explica o doutor Alain Dutra.

PUBLICIDADE

Outro sintoma bastante comum são as cãibras nas pernas, que ocorrem porque o magnésio é necessário para a transmissão de sinais nervosos e para a contração muscular. Sem ele, o processo de contração muscular fica desregulado, resultando nas dolorosas cãibras.

A insônia também está entre os sintomas típicos de deficiência de magnésio.Além disso, a deficiência de magnésio pode causar dor muscular generalizada e até fibromialgia, uma condição caracterizada por dores crônicas e sensibilidade nos músculos. a

A pressão alta é outro sintoma relacionado à deficiência de magnésio. A fadiga extrema, fraqueza e cansaço são igualmente comuns em pessoas com deficiência de magnésio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE