Coimbra

Perigo de cheias! Mondego pode voltar a inundar Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 11-02-2016

O Comando Nacional de Operações de Socorro da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência de  informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, hoje atualizada, salienta que nos próximos dias existirá um agravamento das condições meteorológicas, com especial incidência para as regiões a norte do rio Tejo.

PUBLICIDADE

ASM cheias

Na região de Coimbra existe mesmo a possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal do Rio Mondego.

Está prevista a ocorrência de Precipitação persistente, por vezes forte (10 a 20 mm/h e 40 a 60 mm em 6 horas), cujos acumulados podem ultrapassar os 200 mm entre sexta-feira e sábado.

PUBLICIDADE

publicidade

Agitação marítima na costa ocidental com ondas de noroeste entre 4 e 5 metros de altura significativa a partir de amanhã sexta-feira e aumentando a partir da madrugada de domingo para 6 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir uma altura máxima entre 10 e 12 metros.

Também se prevê Vento forte de oeste-sudoeste com rajadas da ordem de 70 km/h no litoral e terras altas.

PUBLICIDADE

A queda de neve acima de 1000 metros de altitude pode verificar-se nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros nas regiões do norte, no domingo. Informação hidrológica relevante.

As condições de saturação dos solos a favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE