Crimes

Perigo em série: Suspeito de múltiplos assaltos e homicídio em Portugal detido em Espanha

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 19-09-2025

O presumível autor de um assalto a uma ourivesaria em Esposende, em janeiro, foi detido em Espanha, anunciou hoje a Polícia Judiciária, segundo a qual o homem tem também uma pena de prisão por homicídio por cumprir.

Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) adianta que o homem, um cidadão estrangeiro de 34 anos, foi localizado e detido em Alicante, Espanha, na sequência de um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão.

Segundo a PJ, o homem é o presumível autor de um assalto a uma ourivesaria, em Esposende, em janeiro, com recurso a arma de fogo, e a localização e detenção do suspeito aconteceu graças a “uma estreita cooperação judiciária internacional, com as congéneres do Reino de Espanha e do Reino Unido”.

PUBLICIDADE

Além do mandado de detenção pelo assalto, o homem tinha também um mandado de detenção europeu, emitido pelo Tribunal de Portimão, para cumprir 16 anos de prisão por homicídio, tendo o crime ocorrido em 25 de abril de 2022, em Albufeira.

Na sequência do assalto em Esposende, e em cooperação com a Guarda Civil Espanhola e a ‘National Crime Agency” britânica, as autoridades policiais conseguiram, não só, identificar o suspeito, mas também associá-lo a outros crimes, desde roubo de viatura, falsificação de documentos e um outro assalto a uma ourivesaria, também na cidade de Esposende, em 14 de abril de 2025.

“O homem, de 34 anos, apresenta uma vasta ficha biográfica por crimes violentos, tendo a sua atuação criminal sido alvo de grande repercussão nos meios de comunicação social do Reino Unido”, refere a PJ.

Acrescenta que serão seguidos os trâmites legais previstos à extradição do homem de Espanha para Portugal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE