Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Perigo Amarelo!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 23-03-2015

A CAULE – Associação Florestal da Beira Serra defende um plano nacional de combate às invasoras lenhosas, nomeadamente as acácias, vulgarmente conhecidas por mimosas, tendo em conta a propagação extremamente “rápida” que esta espécie tem tido nos últimos anos, estimando-se que represente actualmente entre 5 a 10% do território florestal.

PUBLICIDADE

unnamed (6)

Preocupado com aquilo que designa de “perigo amarelo”, uma vez que a mimosa “onde existe acaba com tudo”, o presidente da CAULE, José Vasco Campos, garante que a associação que lidera tem vindo a realizar, nos últimos anos, um combate “mais incisivo” a esta invasora na região da Beira Serra e concelhos limítrofes, tendo intervenções numa área de mais de150 héctares inserida em Zonas de Intervenção Florestal.

PUBLICIDADE

publicidade

Além das ações de controlo desta espécie invasora que são feitas “com a aplicação de herbicidas não ofensivos para o meio ambiente”, a CAULE já fez  intervenções em mais de 80 pontos individuais, numa estratégia que tem como objectivo, explica aquele dirigente, “atacar pequenos focos logo à nascença”.

Um ataque à mimosa que, apesar de contar já com alguns apoios públicos, Vasco Campos gostaria de ver reforçado no próximo quadro comunitário, até porque “muito do que tem sido feito nesta área é a expensas próprias da associação”, diz. “Vamos propor à senhora Ministra um plano nacional de combate às invasoras lenhosas”, na medida em que “a situação está a tomar contornos preocupantes”, nomeadamente na região Centro e Norte do país, considera.

PUBLICIDADE

“Se pensarmos que em 20 anos a mimosa ocupou 10% da área florestal, nos próximos 20 como será, ocupa 20%” questiona, defendendo um combate sério a esta invasora, que onde chega “elimina as outras espécies”. “Um dos problemas da acácia é que acaba com a biodiversidade, onde chega, deixam de existir outras espécies, o que se reflete não só numa diminuição da flora como da fauna”, observa o presidente da CAULE,alertando ainda para as questões de saúde pública, já que liberta um “pólen” que é muito prejudicial para as vias respiratórias. Consequência dos grandes incêndios de 2005 nas serras da Estrela e do Açor, a mimosa tem vindo a conquistar “terreno” um pouco por toda a região, havendo zonas, como os vales do Alva e Alvoco no concelho de Oliveira do Hospital, mas também o vale do Mondego, que “estão numa autêntica miséria”.

“É preciso resolver este problema sob pena de termos graves prejuízos para o meio ambiente e para o desenvolvimento florestal sustentável”, adverte Vasco Campos, lembrando que a associação a que preside tem estado a fazer trabalho nesta área, que é preciso, contudo, ser intensificado para destruir esta “mancha amarela” que ameaça o restante património florestal.

O presidente da CAULE deixa, de resto, o apelo às autarquias e aos proprietários florestais para “se preocuparem com este problema”, tomando medidas dentro das suas propriedades e, no caso, dos Municípios promovendo ações de sensibilização sobre esta problemática.

Com o objectivo de alertar o público mais jovem para os efeitos nefastos da proliferação das acácias, a Associação Florestal da Beira Serra irá lançar em breve uma campanha de informação/ sensibilização sobre esta espécie invasora, envolvendo as escolas da sua área de influência.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com