Coimbra

Pereira cria a 1ª Comissão Social de Freguesia no concelho de Montemor-o-Velho

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 25-11-2014

No dia 25 de novembro, realizou-se, na sede da Junta de Freguesia de Pereira, a cerimónia de instalação da Comissão Social da Freguesia de Pereira. A medida é pioneira no concelho e vem dar mais uma resposta na área social.

PUBLICIDADE

A iniciativa insere-se no projeto da Rede Social do Concelho de Montemor-o-Velho. Pretende ser um órgão local de concertação e congregação de esforços, funcionando como espaço de análise de problemas. Visa ainda a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social através da promoção do desenvolvimento social local.

O presidente da Câmara, Emílio Torrão, elogiou “o facto da Junta de Freguesia de Pereira estar a dar seguimento a uma iniciativa muito válida, demonstrando que se encontra à frente no tempo por ser a primeira a desenvolver um projeto com estas características”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na cerimónia que contou também com a presença da vereadora Alexandra Ferreira, o autarca montemorense revelou: “Estamos a desenvolver um trabalho que não se vê e que diz respeito ao diagnóstico e tratamento da informação referente à área social”.

Com palavras de incentivo à comissão, Emílio Torrão sublinhou: “Este encontro de vontades vai permitir um acompanhamento em proximidade, com soluções adequadas e consertadas, com respostas rápidas e efetivas no terreno”.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, Rui Almeida, referiu: “A criação da comissão foi uma promessa eleitoral. É nossa intenção congregar esforços e não nos sobrepormos às intervenções das diversas instituições. Desejo que as outras freguesias possam também criar uma Comissão Social de Freguesia”, concluiu.

Sinalizar as situações mais graves de pobreza e exclusão social existentes na freguesia e definir propostas de atuação a partir dos seus recursos, mediante a participação de entidades representadas ou não na Comissão; encaminhar para o respetivo CLAS (Comissão Local de Ação Social) os problemas que excedam a capacidade dos recursos da freguesia, propondo as soluções que tiverem por adequadas; promover mecanismos de rentabilização dos recursos existentes na freguesia; promoção de ações de informação e outras iniciativas que visem uma melhor consciência coletiva dos problemas sociais são algumas das competências da Comissão Social de Freguesia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE