Coimbra

Pereira assinalou 25º Aniversário de Reelevação a Vila

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-08-2016

“É uma grande honra para Câmara Municipal e para todos nós vivenciar este momento histórico”, começou por referir o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado da vereadora Alexandra Ferreira, na sessão solene do 25º Aniversário de Reelevação de Pereira a Vila, Celeiro dos Duques de Aveiro, no dia 20 de agosto.

PUBLICIDADE

pereira
Com palavras de elogio e reconhecimento “ao trabalho feito pelos atuais elementos da Junta de Freguesia de Pereira e pelos seus antecessores”, José Veríssimo, também em representação do Presidente da Câmara, sublinhou: “A Câmara Municipal, apesar das dificuldades financeiras e tal como a Junta de Freguesia, não deixou de fazer investimento em obras de primeira necessidade em Pereira. Vamos continuar a trabalhar e vão ser feitas mais obras na freguesia”.
Com “uma palavra de gratidão a todos aqueles que estiveram envolvidos no processo que orgulha todos os pereirenses”, Rui Almeida, presidente da Junta de Freguesia de Pereira, aproveitou o momento para agradecer à equipa composta por José Ferreira Marques, Adérito Manuel Pereira Galvão e Anelino Gonçalves Ferreira (já falecido). “Peço uma salva de palmas, pois foram estes homens que em 1991 hastearam a bandeira da Vila de Pereira”.
“Olhamos para o passado, trabalhamos no presente mas com o pensamento no futuro. Um futuro com máquinas na junta, um bom posto médico, boas vias de comunicação, entre outros, serão uma realidade em breve”, asseverou.
A sessão contou também com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal, Carlos Lucas, e do presidente da Assembleia de Freguesia, Ricardo Martins que, na ocasião, lembrou “as difíceis condições que o executivo encontrou”, “o trabalho, que muitas vezes é invisível, mas que é contínuo e está a ser bem feito” e fez uma sentida homenagem a Fernando Torres, falecido recentemente.

unnamed (1)

PUBLICIDADE

Não faltou o lanche de confraternização, os “parabéns” e o bolo de aniversário.
Em representação da equipa responsável pela reelevação de Pereira a Vila, José Ferreira Marques, presidente da Junta em 1990, referiu: “Um quarto de século passou e a Vila soube aproveitar ao longo deste tempo todo o potencial cultural, social e económico. Estou feliz e orgulhoso de ter liderado este projeto. Era de facto um sonho antigo dos Pereirenses, a realidade que hoje comemoramos.”
“As Lendas de Pereira”, uma encenação pela Escola de teatro Arménio Paiva, o simulacro feito pelo Centro Humanitário do Baixo Mondego da Cruz Vermelha Portuguesa, a abertura da Feira de Artesanato e Tasquinhas e o pestáculo “Vozes da Nossa Terra: Fado e Música Portuguesa”, no jardim Dr. Abílio Magalhães Mexia, foram outros dos momentos que integraram a celebração.
O programa festivo começou na sexta-feira, dia 19, com uma caminhada noturna, dinamizada pela Associação de Moradores da Urbanização da Quinta de S. Luiz, e prolonga-se até domingo, dia 21 de agosto, com a abertura da Feira Mensal e da Feira de Artesanato e Tasquinhas e, durante a tarde, a atuação dos grupos Cantares da Vila e a Tuna da Ega.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE