Primeira Página

Peregrinar é rezar com os pés!(Cuidados a ter)

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 12-05-2024

A informação sobre a forma de proteger os pés para as grandes peregrinações ainda não chega a todos os que se metem ao caminho para o Santuário de Fátima, segundo a podologista Cláudia Ferreira.

PUBLICIDADE

Apesar de, ciclicamente, haver apelos, quer dos serviços do santuário, quer das entidades parceiras que dão apoio aos peregrinos que, de Norte a Sul do país, partem em peregrinação em direção à Cova da Iria, continuam a chegar muitos pés maltratados ao final da jornada.

Cláudia Ferreira, podologista há 20 anos, reconhece que, “apesar dos avisos, os problemas continuam”.
Por isso deve ter em conta que vai percorrer dezenas ou centenas de quilómetros com condições meteorológicas adversas.  

PUBLICIDADE

Arranje os pés 15 dias antes da peregrinação, corte as unhas e desencrave-as e tenha cuidado com os “cantinhos” das unhas, para não os ferir.

Antes da peregrinação, deve cortar as unhas dos pés e, se necessário, consultar um calista; Deve imergir os pés em água quente e sal, diariamente, 15 dias antes do início da peregrinação. Já durante a caminhada, aplique protetor solar nas zonas expostas ao sol, evite caminhar nos períodos em que o sol está mais forte, aproveitando essas horas para descansar.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Os pés são os mais sacrificados, por isso há cuidados especiais a ter. Lave e seque bem os pés no final de cada dia, e deixe-os arejar o mais possível.  Em caso de bolhas, aplique um penso hidrocoloide, para evitar que evoluam e reduzir a dor e desconforto. Caso as bolhas rebentem, lave bem com água e sabão e aplique um um penso apropriado.

Em caso de tendinite ou lesão muscular, o ideal é parar, uma vez que esforçar-se mais pode agravar o problema. Pare e eleve o membro afetado, aplique gelo.

E não se esqueça de levar calçado com algum uso, que lhe proporcione um andar confortável, bem como um par de sapatos suplente e uns chinelos para os banhos e para descansar.

Leve agulha de costura e linha (que serve só a si) e passe a linha em dois pontos da bolha, para não voltar a encher de líquido. Desinfete a pele com Betadine antes deste procedimento.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE