Coimbra

Percursos Pedestres de Vila Nova de Poiares oficialmente inaugurados (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 06-08-2020

Vila Nova de Poiares tem a partir de agora três percursos pedestres no Concelho: Viver o Alva, Ribeira de Poiares e Serra do Carvalho, num total de cerca de 30 km, e que irão permitir a todos poderem desfrutar dos recantos e paisagens de rara beleza natural que temos para oferecer.

PUBLICIDADE

Para assinalar o momento, o Presidente da Câmara Municipal, juntamente com vereadores, autarcas, entidades locais e representantes de coletividades descerraram três placas informativas dos diferentes percursos na Moura Morta, no Jardim de Homenagem ao Poiarense e no Carvalho, culminando com a apresentação do vídeo promocional preparado pelo Município para divulgar esta nova oferta turística e desportiva, no Louredo Natura Parque.

PUBLICIDADE

De acordo com João Miguel Henriques, «Vila Nova de Poiares é um Concelho privilegiado com espaços de eleição fantásticos, e que agora podem ser descobertos por quem nos visita, em contacto com a natureza através da prática de desportos de aventura».

«Estes percursos pedestres que hoje oficialmente inauguramos são mais uma oferta a somar a todas as outras que já dispomos, como o parapente, btt, a escalada, as descidas de rio no Alva e no Mondego, entre tantas outras possibilidades», referiu

PUBLICIDADE

publicidade

Esperando que estas ofertas tenham impacto na animação turística e consequentemente na economia local, o Presidente da Câmara Municipal João Miguel Henriques aproveitou a oportunidade para «deixar uma palavra de agradecimento e reconhecimento à Associação Recreativa de São Miguel (ARSM), em particular a um dos seus atletas da secção de atletismo, o Pedro Batista (Zaka), que desde há 7 anos a esta porta foram os grandes impulsionadores para que os Percursos Pedestres de Vila Nova de Poiares fossem hoje uma realidade, com a realização do Poiares Trail, ao literalmente abrirem caminho para que hoje quem nos visita possa descobrir a beleza natural do Concelho»

Os três percursos permitem aos seus utilizadores desfrutarem de cerca de 30 km em todo o Concelho.

O percurso da Ribeira de Poiares oferece duas possibilidades. Um percurso principal com 7,6km, e um outro de 11,1 km, graças às suas variantes. Os pontos de partida e chegada são o Jardim de Homenagem ao Poiarense e o Louredo Natura Parque, passando pela Ponte Romana, Moinho da Rosa, Lagar fundeiro, Cascata da Ervideira, e Rio Mondego.

Já o percurso da Serra do Carvalho, tem como pontos de partida e chegada o Louredo Natura Parque e o Cruzeiro do Carvalho, com passagem pelas aldeias de Terreiros, Soutelo e junto ao Rio Mondego, nos Lanteiros, totalizando 9,5km.

Já o Viver o Alva, está inserido na Grande Rota do Alva, sendo que no Concelho de Vila Nova de Poiares tem 7,9km de extensão, com os pontos de partida e chegada a serem a Barragem das Fronhas e a Ponte de Mucela, tendo como pano de fundo, como o nome indica o Rio Alva.

Todas as informações técnicas assim como mapas dos percursos podem ser consultados AQUI

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE