Conecte-se connosco

Lazer

Penela retoma festas de São Miguel com música, expositores e tasquinhas

Publicado

em

As festas de São Miguel regressam a Penela, de quarta-feira a domingo, com a Feira das Nozes a marcar um calendário que a população associa às colheitas agrícolas há quase 600 anos.

Criada pelo rei D. Duarte, em 1434, a Feira das Nozes de Penela, no distrito de Coimbra, foi conquistando importância ao longo dos tempos e, já no século XX, “depressa se tornou numa feira de referência no território e foi ganhando espaço” em diferentes atividades económicas, segundo a Câmara Municipal.

Nas últimas décadas, a feira anual de São Miguel, que tem o momento principal no dia 29, quinta-feira, feriado municipal, tem incluído a multissecular Feira das Nozes e a Feira Agrícola e Industrial de Penela (FAGRIP), cuja primeira edição foi realizada em 1993.

“São cinco dias de festa que têm uma programação diversificada, para todos os gostos e públicos”, com um programa que abrange “música, expositores, tasquinhas, produtos endógenos, oferta cultural e desportiva, fogo-de-artifício e muita animação”, salienta em comunicado a autarquia, no distrito de Coimbra, liderada por Eduardo Nogueira dos Santos.

Após dois anos em que “o formato foi adaptado às condicionantes” da pandemia da covid-19, o programa presencial é agora retomado “através de uma oferta musical com artistas nacionais de renome”, com destaque para Fernando Daniel, Tony Carreira e Augusto Canário, na sexta-feira, no sábado e no domingo, respetivamente.

“Queremos recuperar as festas de São Miguel como o grande momento de reencontro da família penelense”, afirma o presidente da Câmara.

Citado na nota, realça que os festejos constituem “uma aposta na projeção do município de Penela na região das Beiras”, bem como uma oportunidade de “afirmar o nome e as tradições” do concelho a nível regional e nacional.

“A estratégia da Câmara Municipal Penela passa por retomar o apoio ao turismo, valorizar os recursos naturais, gastronómicos e culturais da região, assim como estimular a sua preservação e promover a imagem e a marca de produtos locais e de todo potencial turístico do concelho”, sublinha ainda Eduardo Nogueira dos Santos.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com