Coimbra

Penela Presépio 2020 cancelado

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 16-11-2020

 A 13º edição do Penela Presépio, um dos maiores eventos de Natal da região centro, a realizar-se de 1 de dezembro e 5 de janeiro, foi cancelada.

PUBLICIDADE

Esta é uma decisão consensual entre os parceiros sociais e económicos do concelho e decorre de uma avaliação contínua do potencial risco provocado pela pandemia COVID-19, na medida em que se trata de um evento que, anualmente, atrai milhares de pessoas ao concelho de Penela.

PUBLICIDADE

publicidade

Assim, o Natal deste ano será vivido de uma forma um pouco diferente no concelho. Os munícipes poderão contar com música de rua, iluminações de natal e com a realização de atividades com o tecido económico concelhio, de forma a incentivar a preferência pelo comércio local nas compras de Natal.

No atual contexto de pandemia, mesmo com todas as condicionantes, o Municipio de Penela está empenhado em criar dinâmicas interativas, apostando nas novas tecnologias e nas redes sociais com o objetivo de promover o território e, simultaneamente, fazer uma retrospetiva das edições passadas do evento.

PUBLICIDADE

Num breve resumo histórico, o Penela Presépio faz acontecer magia dentro das muralhas do Castelo desde 2007, com o seu presépio animado, onde mais de 300 figuras impressas em 3D, cuidadosamente embelezadas por vários artesãos, se movem e recriam o início da era cristã e o presépio tradicional português. Também o Presépio ao Vivo se assume como uma autêntica viagem no tempo, que nos permite viver, in loco, o primeiro Natal.

O mercadinho de Natal, onde a gastronomia encontra o artesanato e o Natal se veste com as cores, os aromas e os paladares mais tradicionais, é o local perfeito para contactar com as gentes locais e partilhar dos seus saberes e sabores. A animação de rua completa o quadro com autênticos desfiles de música, ritmo, cor e ilusão que fazem sorrir até os mais empedernidos.

Nos ateliers infantis, nas horas do conto e no comboio de Natal, especialmente vocacionados para as famílias, todos voltam a ser criança, numa alegre partilha cheia de significados, onde o Natal adquire a sua verdadeira essência. 

O Presépio Tradicional do Espinhal, decorre nesta vila com séculos de história, possuidora de uma raríssima beleza natural e onde o património arquitetónico é, por si só, um atrativo considerável em qualquer altura do ano. Neste presépio a vila é o foco e todas as suas características têm o merecido destaque.

O Museu da Villa romana do Rabaçal é outro dos pontos desta viagem pelas nossas memórias.

Promovido pelo Município de Penela, em colaboração com a Junta de Freguesia do Espinhal e da União de Freguesias S. Miguel, Stª Eufémia e Rabaçal, a vertente social nunca fica esquecida no Penela Presépio e todas as receitas geradas revertem para o pelouro de ação social do Município, cumprindo desta forma, o primordial desígnio de amor ao próximo que o espírito de Natal inspira. 

Face à realidade que todos atravessamos pela situação epidemiológica por SARS-CoV-2 e a doença COVID-19, o Município não vai realizar o Penela Presépio 2020 e o orçamento do evento será canalizado para o Fundo de Emergência Municipal.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE