Região

Penela: Obra de reabilitação da “Casa da Legião” condiciona trânsito a partir de 26 de setembro

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 25-09-2022

A empreitada de reabilitação da “Casa da Legião”, em Penela, vai obrigar a condicionamentos de trânsito a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de setembro. A rua 25 de Abril vai ficar com a faixa de rodagem mais estreita e a rua a poente do edifício será ocupada pelo estaleiro da obra, ficando encerrada ao acesso pedonal e de veículos. Recorde-se que a Câmara Municipal de Penela pretende criar neste edifício degradado e devoluto, de estilo art-deco, um espaço vocacionado para cultura e turismo, num investimento superior a 460 mil euros.

PUBLICIDADE

Uma das principais entradas da vila de Penela vai ter condicionamentos de trânsito nos próximos meses. A instalação do estaleiro da empreitada de reabilitação da “Casa da Legião” vai iniciar-se na segunda-feira, dia 26 de setembro, obrigando ao estreitamento da via da rua 25 de Abril, assim como ao encerramento da rua a poente do edifício.

Esta obra da CM Penela pretende reabilitar a denominada “Casa Freire Gravador”, também conhecida popularmente como “Casa da Legião”. Um edifício de 1908, de estilo art-deco e que se encontra degradado e devoluto.

PUBLICIDADE

Agora, a autarquia penelense vai avançar com uma profunda reabilitação do espaço, que pretende que venha a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho, podendo acolher exposições e ateliês.

A empreitada foi consignada, no dia 26 de agosto de 2022, à empresa Veiga Lopes, S.A., que venceu o concurso público, num investimento superior a 464.783,25 euros, com um prazo de execução estimado de 420 dias. Saliente-se, ainda, que as alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais, e nas infraestruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360m2. 

PUBLICIDADE

publicidade

Este projeto tem financiamento comunitário, estando integrado na adenda ao contrato do Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Penela.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE