Conecte-se connosco

Região

Penela: Obra de reabilitação da “Casa da Legião” condiciona trânsito a partir de 26 de setembro

Publicado

em

A empreitada de reabilitação da “Casa da Legião”, em Penela, vai obrigar a condicionamentos de trânsito a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de setembro. A rua 25 de Abril vai ficar com a faixa de rodagem mais estreita e a rua a poente do edifício será ocupada pelo estaleiro da obra, ficando encerrada ao acesso pedonal e de veículos. Recorde-se que a Câmara Municipal de Penela pretende criar neste edifício degradado e devoluto, de estilo art-deco, um espaço vocacionado para cultura e turismo, num investimento superior a 460 mil euros.

Uma das principais entradas da vila de Penela vai ter condicionamentos de trânsito nos próximos meses. A instalação do estaleiro da empreitada de reabilitação da “Casa da Legião” vai iniciar-se na segunda-feira, dia 26 de setembro, obrigando ao estreitamento da via da rua 25 de Abril, assim como ao encerramento da rua a poente do edifício.

Esta obra da CM Penela pretende reabilitar a denominada “Casa Freire Gravador”, também conhecida popularmente como “Casa da Legião”. Um edifício de 1908, de estilo art-deco e que se encontra degradado e devoluto.

Agora, a autarquia penelense vai avançar com uma profunda reabilitação do espaço, que pretende que venha a acolher serviços administrativos, tendo ainda as valências de complemento e apoio à oferta cultural e turística do concelho, podendo acolher exposições e ateliês.

A empreitada foi consignada, no dia 26 de agosto de 2022, à empresa Veiga Lopes, S.A., que venceu o concurso público, num investimento superior a 464.783,25 euros, com um prazo de execução estimado de 420 dias. Saliente-se, ainda, que as alterações necessárias foram criteriosamente estudadas para que o edifício e a sua originalidade não fossem desvirtuados, sendo que a intervenção incidirá na redefinição do espaço interior, na substituição e reforço de elementos estruturais, e nas infraestruturas e acesso para pessoas com mobilidade condicionada, numa área total de construção de 360m2. 

Este projeto tem financiamento comunitário, estando integrado na adenda ao contrato do Plano de Ação para a Regeneração Urbana de Penela.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com