O Município de Penela, numa ação desenvolvida em coordenação com a Comunidade Intermunicipal da Região Metropolitana de Coimbra e com o apoio da empresa VihuPole, instalou ontem um equipamento urbano, na Cabeça Redonda, que tem como objetivo permitir a conetividade de pessoas, ao mesmo tempo que melhora as condições de segurança na zona.
Vihu Pole, um poste urbano inteligente e sustentável, agora em funcionamento na Cabeça Redonda, foi instalado na sequência da tempestade Kristin, com o objetivo de assegurar o acesso contínuo a energia, comunicações e serviços essenciais, mesmo em cenários adversos.
A solução, desenvolvida pela empresa Vihu Pole, de São João da Madeira, pretende aumentar a proteção da população e reforçar a resiliência do território perante fenómenos extremos, representando também um avanço no processo de modernização urbana do concelho.
PUBLICIDADE
O equipamento, com ligação Starlink, garante cobertura funcional até 150 metros e integra iluminação noturna de elevada eficiência, sistema de carregamento de dispositivos móveis e ligação à internet por satélite com elevada estabilidade operacional, registando cerca de dois segundos de interrupção por hora.
Dispõe também de tecnologia anti-apagão, permitindo manter o funcionamento mesmo em situações de falha energética ou condições meteorológicas severas, assegurando até 10 dias de autonomia sem exposição solar, admite descargas até 5% e permite a ligação simultânea de até 128 dispositivos, funcionando continuamente 24 horas por dia.
O Presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos “relevou a importância da instalação desta resposta para a população local que continua privada de conetividade, agradecendo e destacando a disponibilidade da empresa Vihu Pole para poder dar esta resposta tecnológica”.