Região

Penela garante qualidade da água na Louçainha 

Notícias de Coimbra | 3 horas atrás em 15-05-2025

A Praia Fluvial da Louçainha tem sido, ao longo dos anos, consistentemente galardoada com a Bandeira Azul, fruto da excelente qualidade da sua água e das suas instalações.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Entre os dias 28 e 30 de julho do transato ano de 2024, na data de colheita das amostras para análise e atribuição da Bandeira Azul para o ano de 2025, por ocorrência de fenómenos naturais de precipitação elevada e trovoadas que provocaram o arrastamento de resíduos, tanto biológicos como florestais, a qualidade da água foi transitoriamente prejudicada, tendo descido de “excelente” para “boa”.  As águas balneares são classificadas em quatro níveis: “excelente”, “boa”, “aceitável” e “má”. 

PUBLICIDADE

O valor do limite máximo recomendado para a qualidade “excelente” é de 200 NMP/100 ml para o parâmetro “IE” e o resultado obtido foi de 213 MP/100ml que corresponde a qualidade “boa”. Esta foi única razão pela qual a Bandeira Azul não foi atribuída no corrente ano, tal como havia acontecido no ano de 2017 pelas mesmas razões.

Um problema técnico entre a APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e o SNIRH (Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos) provocou um atraso na comunicação pública das análises, o que impediu o Município de implementar eventuais medidas de mitigação em tempo útil, nomeadamente a renovação do plano de água.

Para evitar estes constrangimentos, o Município está a reforçar a monitorização da qualidade da água, por iniciativa própria, recorrendo a um laboratório acreditado, com o objetivo de garantir o controlo da qualidade e de tranquilizar todos os utilizadores da Praia da Louçainha.

Consciente desta situação, o Município solicitou uma reunião à ABAAE, entidade responsável pela atribuição da Bandeira Azul, que decorreu no passado dia 10 de janeiro, na qual defendeu que face ao histórico de qualidade excelente das águas e às circunstâncias meteorológicas da colheita para análise, pudesse a candidatura ser considerada em regime de exceção. 

Apesar desta situação pontual, a Praia da Louçainha mantém todas as restantes distinções, designadamente a classificação de Praia para banhos com boa qualidade da água, Praia Acessível (Galardão do INR), continuando a apresentar excelentes condições para a visita e fruição por parte de todos.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE