Região

Penela: Espinhal recebe exposição fotográfica “de pessoas com mais de 70 anos” sobre envelhecimento ativo e saudável

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 21-09-2023

 Uma exposição de fotografias de pessoas com mais de 70 anos vai ser inaugurada no Espinhal, concelho de Penela, no sábado, no âmbito de um projeto local na área do envelhecimento ativo e saudável.

PUBLICIDADE

Subordinada ao tema “Senadores do Espinhal”, a exposição é da autoria de MMS, a fotógrafa Margarida Macedo de Sousa, e vai ser inaugurada às 15:00, na Casa Família Oliveira Guimarães, no Espinhal, cuja Junta de Freguesia é presidida por Luís Dias.

Integrado no projeto “Penela qual idade?”, uma organização conjunta da Companhia da Chanca e da Casa Oliveira Guimarães, o programa inclui de seguida uma mesa-redonda sobre “saúde e envelhecimento ativo”, encerrando com o espetáculo “Criação Comunitária”, cujos intervenientes são idosos de Penela, no distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

A exposição é uma iniciativa da Junta do Espinhal, que assim “dá continuidade a uma homenagem aos idosos da freguesia”, cuja primeira edição foi realizada antes da pandemia, em 2018, informou a organização num comunicado enviado à agência Lusa.

“Neste projeto dos ‘Senadores’, o importante é a interação com as pessoas, não só na vila como também na serra tão rica de beleza natural e de vivências”, bem como render “homenagem a vidas cheias de contributos para a sociedade”, afirmou Luís Dias, citado na nota.

PUBLICIDADE

publicidade

Nesta segunda edição, ‘Senadores’ prossegue uma “homenagem abrangente a todos os que, pela idade, são detentores da sabedoria da vida”.

“Na turbulência da vida, com muitas pedras feridas e calvários pelo meio, ultrapassando cancelas e trilhos espinhosos das silveiras e amparados pelos milagres da serra, encontramos rostos em que as rugas não são marcas da idade, mas dos conhecimentos, experiências e vivências, quais galardões do ser”, de acordo com os organizadores.

Em julho, Margarida Macedo de Sousa fotografou e entrevistou 21 cidadãos, entre homens e mulheres da freguesia, tendo sido depois selecionadas as obras para a exposição.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE