Região

Penela e Crédito Agrícola premeiam mérito de 165 alunos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 29-11-2022

A Câmara Municipal de Penela, com o patrocínio do Crédito Agrícola, premiou o mérito académico, cívico e desportivo de 165 alunos. O formato da Gala da Educação, que já vai na sua 15ª edição, vai ser agora revisto, anunciou o presidente da Câmara. Eduardo Nogueira dos Santos salientou que está a ser ultimado um protocolo com a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, “com o objetivo de estabelecer uma cooperação abrangente no âmbito da Educação”.

PUBLICIDADE

Na tradicional Gala da Educação de Penela, com o patrocínio do Crédito Agrícola, foram galardoados 165 alunos que se destacaram no ano letivo 2021/2022, 140 por mérito académico, 23 por mérito cívico e dois por mérito desportivo.

Na intervenção de encerramento, o presidente da autarquia, Eduardo Nogueira dos Santos, anunciou a revisão do formato da gala para o próximo ano, “um dos compromissos eleitorais que assumimos nas últimas eleições autárquicas e que, naturalmente, vamos cumprir”. Assumindo a vontade de renovar a parceria com o Crédito Agrícola, a quem agradeceu o apoio, o autarca anunciou que está a ser ultimado um protocolo com “a Universidade de Coimbra, através da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, com o objetivo de estabelecer uma cooperação abrangente no âmbito da Educação”, a começar pela revisão do formato da gala e do Fórum da Educação, salientando que o agrupamento de escolas, encarregados de educação e alunos também serão envolvidos no processo.

PUBLICIDADE

“A área da educação é absolutamente fundamental para o desenvolvimento de qualquer concelho e Penela não é exceção”, pelo que é neste contexto que esta parceria se insere, “porque sabemos que a nossa ação municipal nesta matéria é de extrema sensibilidade, porque nos queremos capacitar para as novas atribuições que assumimos no âmbito da descentralização de competências e porque pretendemos fazer delas bom uso, não deixando que a pedagogia seja afetada, mas não permitindo também que seja uma arma de arremesso ou um chapéu onde cabe a discricionariedade”, concretizou Eduardo Santos.

O autarca congratulou todos os premiados “pelos resultados escolares, académicos, cívicos e desportivos obtidos no último ano letivo”, mas também “todos os que se esforçam diariamente para ultrapassar as dificuldades de contexto ou de aprendizagem”, não deixando de elogiar e incentivar alunos, professores, técnicos e demais colaboradores que zelam pela “educação”, “bem-estar e desenvolvimento psicossocial das nossas crianças e jovens”.

PUBLICIDADE

publicidade

Na Gala, que decorreu na noite de sábado, no Pavilhão Multiusos de Penela, intervieram também os vereadores da CM Penela, Edite Simões e Luís Balão, a diretora do agrupamento de escolas, Fernanda Dias, a diretora da ETP Sicó – Polo Penela, Inês Fernandes, o aluno da academia militar, Francisco Sá, e um administrador da Caixa de Crédito Agrícola, João Mário. Os momentos culturais estiveram a cargo da Academia de Cordas, do Espaço da Dança e da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Penelense.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE