Região

Penela distingue Teresa Mendes pelo trabalho de “promoção, inovação e empreendedorismo” no concelho (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-09-2022

O presidente da Câmara Municipal de Penela entregou a Medalha de Honra – Grau Ouro a Teresa Mendes, na manhã desta quinta-feira, durante a sessão solene comemorativa do Dia do Município, “excecional contributo com a parceria entre o Município de Penela e o HIESE”.

PUBLICIDADE

Eduardo Nogueira dos Santos evidenciou que esse trabalho “de promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e diferenciador, de base local” produziu já vários resultados, desde logo a distinção de Penela como Região Empreendedora Europeia 2023.

A Câmara Municipal de Penela distinguiu a professora Teresa Mendes, que concluiu recentemente um ciclo de mais de duas décadas de presidência do Instituto Pedro Nunes, pelo “excecional contributo com a parceria entre o Município de Penela e o HIESE – o nosso Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos”, salientou.

PUBLICIDADE

O autarca destacou que “Teresa Mendes foi basilar para esta parceria”, que tem como objetivo “a promoção da inovação e do empreendedorismo qualificado e diferenciador, de base local, como fatores indutores de dinâmicas de desenvolvimento socioeconómico, valorização do território e da sua atratividade”.

“Para além do mais, a professora Teresa Mendes é uma pessoa inspiradora. Não só porque desenvolveu uma obra ímpar na nossa região e no nosso país, como sempre se pautou por um estilo reconhecidamente sóbrio, e, ao mesmo tempo, extremamente arrojado, marcado por uma capacidade extraordinariamente invulgar de concretização de projetos que muitos conseguem sonhar, mas raramente executar”, acrescentou Eduardo Nogueira dos Santos .

PUBLICIDADE

publicidade

“O reconhecimento com a Medalha de Honra – Grau Ouro do Município de Penela é muito justo”, concluiu, evidenciando que o trabalho realizado nesse âmbito teve vários resultados visíveis, desde logo a distinção de Penela como Região Empreendedora Europeia 2023.

Recorde-se que, em junho deste ano, Penela foi distinguida com o prémio Região Empreendedora da Europa 2023, pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões. A vila do distrito de Coimbra é o terceiro município português (depois de Lisboa e de Castelo Branco) a receber esta distinção, sendo mesmo o primeiro de baixa densidade populacional.
Em 2023 a distinção é partilhada com Barcelona (Espanha) e a Pomerânia Ocidental (Polónia).

“Penela e os seus habitantes merecem. Porque temos um território magnífico, com pessoas ainda melhores. Gente humilde, trabalhadora e que espero que fiquem realmente felizes com este reconhecimento europeu do nosso compromisso com a inovação e o empreendedorismo como um dos caminhos para o desenvolvimento dos territórios de baixa densidade populacional”, destacou o autarca.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE