Coimbra

Penela disponibiliza equipamentos alternativos de apoio às ações de combate ao Covid-19’

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-04-2020

No âmbito do cenário global de crise pandémica relacionada com o CoVID-19, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Penela em estreita articulação com as outras forças operacionais municipais que integram a Comissão Municipal de Proteção Civil, nomeadamente, os Bombeiros Voluntários de Penela e a Autoridade Local de Saúde, a Guarda Nacional Republicana e o Instituto da Segurança Social, encontra-se a implementar um conjunto de medidas de salvaguarda de âmbito municipal, com particular enfoque na identificação e preparação de equipamentos alternativos que funcionarão como polos de apoio aos profissionais de saúde do concelho, aos Lares e Estruturas Residenciais para Séniores e à população em geral.

PUBLICIDADE

dav

Foram sinalizados, identificados e apetrechados os seguintes espaços:

I. Pavilhão Multiusos
O Pavilhão Multiusos como estrutura de apoio a serviços de triagem e encaminhamento de doentes, que funcionará como um importante apoio à atividade dos profissionais de saúde do concelho, no combate ao surto pandémico que poderá assolar o concelho de Penela. Este espaço encontra-se dotado de condições de alojamento de casos suspeitos, estando devidamente definidos e sinalizados os circuitos, as áreas de concentração e as instalações sanitárias a utilizar. Está ainda garantido o fornecimento de água e produtos alimentares não perecíveis. Em caso de necessidade de servir refeições, o seu fornecimento será garantido pelo Município de Penela, através da cantina do Centro Escolar de Penela. Importa referir que todos os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância a desenvolver neste espaço serão da responsabilidade das autoridades de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

II. Pavilhão Escolar
Este espaço, a funcionar no Pavilhão da Escola Básica Integrada Infante D. Pedro, está dotado de condições de alojamento para o pessoal operacional e ainda para munícipes que possam não ter condições para permanecer na respetiva habitação, na eventualidade de algum familiar ser identificado, como caso confirmado, por COVID-19.
Este espaço está preparado para alojar cerca de 10 pessoas, existindo, no entanto, a possibilidade de aumentar a sua capacidade de alojamento.

III. Pousada do Rabaçal
Em caso de disrupção dos Lares, IPSS e Estruturas Residenciais para Séniores do concelho como resposta articulada de retaguarda identificou-se, a Pousada do Rabaçal, como equipamento de apoio para fazer face a eventuais necessidades de evacuação e realojamento deste tipo de população alvo, atendendo a que, está dotado das valências essenciais para esta tipologia de resposta.

PUBLICIDADE

No âmbito da proteção à população considerada mais vulnerável, em particular, os utentes dos Lares e Estruturas Residenciais para Seniores, foram desenvolvidas as abordagens consideradas oportunas e adequadas a cada uma das situações, tendo como referenciais o Plano de Contingência da cada um dos equipamentos em causa, os recursos humanos e materiais existentes e os respetivos modelos de funcionamento adotados ou a adotar nos diversos cenários do surto pandémico, quer ao nível da evacuação quer ao nível da transferência e ou confinamento das diversas tipologias de utentes e de quadros clínicos.

Estas e todas as demais ações em curso no âmbito do combate ao CoVID-19 são objeto de permanente monitorização, de modo a garantir a sua imediata atualização e alteração em função da evolução das circunstâncias epidemiológicas no concelho de Penela e em consonância com as orientações emanadas pelo Governo da República Portuguesa e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE