Coimbra

Penela debate Orçamento Participativo

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 09-10-2014

No próximo dia 10 de Outubro, a Câmara Municipal de Penela inicia o ciclo de Assembleias Participativas em Podentes e no Rabaçal, nas respetivas sedes de freguesia, no âmbito do Orçamento Participativo de Penela.

PUBLICIDADE

O Município de Penela reconhece os Orçamentos Participativos como elemento central da participação e da intervenção efetiva dos cidadãos na sociedade democrática, permitindo aliar as suas opiniões e necessidades à construção de um futuro melhor, mais esclarecido e crítico, com uma nova forma de governar a cidade e o território.

A implementação deste novo processo permite ainda o reforço da transparência na gestão autárquica, aproximando os cidadãos da informação sobre o controlo dos recursos financeiros e administrativos e sobre o conhecimento do enquadramento técnico, legal e estratégico segundo os quais a autarquia rege a sua atividade.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além disso, a estratégia desenvolvida pelo Município para fomentar o surgimento de um ambiente propício à criatividade, à inovação, à criação de novos negócios e à atração de investimento implica uma maior abertura das instituições públicas à sociedade, devendo o Município concretizar esse processo a vários níveis, nomeadamente com a implementação e consecutivo reforço do Orçamento Participativo.

As Assembleias Participativas têm em vista o esclarecimento sobre o processo do Orçamento Participativo, a apresentação de propostas, o debate presencial, a promoção da participação das pessoas e o enriquecimento das propostas apresentadas pelos cidadãos.

PUBLICIDADE

Está destinada uma verba global de 70 mil euros para o orçamento participativo. Podem participar todos os cidadãos que, comprovadamente, residam, estudem, trabalhem ou representem o movimento associativo e restantes organizações da sociedade civil em Penela.

Para participar, os munícipes podem inscrever-se através de correio electrónico (op@cm-penela.pt),  nas Juntas de Freguesia ou na própria assembleia antes do início dos trabalhos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE