Empreendedorismo

Penela debate empreendedorismo, tecnologia e economia digital

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-12-2022

O NeetMaker Faire Digital Summit decorreu no sábado, no HIESE, em Penela. O evento, promovido pelo Smart Rural HIESE, Incubadora do Instituto Pedro Nunes e Câmara Municipal de Penela, teve como objetivo debater a economia digital e a partilha de know-how tecnológico, encerrando, assim, um programa de capacitação e estímulo à empregabilidade e inclusão social, que contou com a participação de 61 jovens.

PUBLICIDADE

Na sessão de encerramento do evento, o presidente da Câmara Municipal de Penela, Eduardo Nogueira dos Santos, saudou os parceiros e participantes na iniciativa e destacou a grande participação dos jovens, dos quais 22 são do concelho de Penela. “Isto significa que, hoje, neste concelho de baixa densidade populacional e de elevado potencial, que quer fixar os seus jovens para que aqui vivam, aproveitem a qualidade de vida que conseguimos oferecer e que constituam as suas famílias, há mais 22 jovens com motivação de aprender, com capacidade de trabalho, capacitados na área da programação e novas tecnologias digitais e, por isso, mais capacitados para a empregabilidade, isto é, mais atrativos para o mercado de trabalho”, salientou.

O autarca deixou a garantia de que “a Câmara Municipal está muito empenhada em reforçar a qualidade deste ecossistema e em reforçar esta rede, que conta naturalmente com o trabalho, conhecimento e know-how do HIESE, do IPN, do Fablab, de projetos como o Hackerspace Penela e o Rural Creative Labs”, destacando que a aposta estratégica do município “passa muito por apostar fortemente nesta área de desenvolvimento, que nos parece absolutamente fundamental para a fixação de pessoas no nosso território, sendo este um dos pontos centrais do plano estratégico Penela 2030”, explicou Eduardo Nogueira dos Santos. “Queremos consolidar-nos como um laboratório vivo, inovador, inclusivo, sustentável e resiliente, que se afirma como pioneiro na concretização de um modelo de desenvolvimento competitivo e adequado aos desafios que se nos colocam”, concretizou, recordando ainda que, em 2023, Penela é Região Empreendedora da Europa, uma distinção atribuída pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões.

PUBLICIDADE

O encontro do passado sábado, que reuniu jovens makers, digital workers, empreendedores e empresas, contou com sessões de networking e workshops, incluindo as intervenções de João Carreira, fundador e CEO da Critical Software, e de Pedro Sousa, da OutSystems.

Já Belmiro Luís, gestor do Smart Rural Fablab apresentou os principais resultados do projeto NeetMaker. Este projeto foi direcionado para os jovens entre os 20 e os 34 anos, do concelho de Penela e concelhos limítrofes. A decorrer desde junho de 2020, no Fablab de Penela, este programa capacitou 61 Jovens e abordou os seguintes temas: Softskills, Empreendedorismo, Impressão 3D, Desenvolvimento Web, Internet das Coisas, Corte Laser, Edição de Vídeo, Fabricação Digital e Literacia Digital. Neste momento 29 dos participantes no NeetMaker já se encontram a trabalhar, quatro voltaram a estudar e dois tornaram-se empreendedores.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão de abertura esteve a cargo de Joaquim Macedo de Sousa, Diretor Executivo do Smart Rural HIESE (Powered by IPN Incubadora) e de Alexandra Neves, Representante Regional do Centro do Portugal Inovação Social. No encerramento participou também Paula Urbano Antunes, Subdiretora Regional do Centro do IEFP.

O projeto “NeetMaker Capacitação e Estímulo à Empregabilidade e Inclusão Social” é financiado pelo programa Portugal Inovação Social, promovido pela IPN Incubadora e conta com o Município de Penela como Investidor Social.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE