Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Primeira Página

Penela controla vespa asiática com ajuda dos Bombeiros Voluntários

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 21-04-2021

O Município de Penela procedeu à instalação de armadilhas seletivas, devidamente identificadas, para a captura da vespa asiática (velutina nigrithorax) em vários locais do concelho, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Penela.

PUBLICIDADE

Na distribuição destas armadilhas teve-se em conta os locais com maior incidência de intervenções de eliminação de ninhos nos últimos anos, tendo-se ainda procedido à sua entrega a apicultores, no âmbito do Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e do Plano Municipal de Combate à Vespa Asiática, 

Pretende-se com esta ação prevenir e minimizar o impacto desta vespa junto dos apiários, e consequentemente na produção de mel, mas também no bem-estar e segurança dos munícipes.

PUBLICIDADE

publicidade

O Serviço Municipal de Proteção Civil fará a monitorização destas armadilhas, com o objetivo de contabilizar a quantidade de vespas capturadas, a análise da eficácia do isco utilizado, perspetivando a sensibilização dos apicultores e da população em geral para as boas práticas nos métodos de controlo e irradicação da vespa.

O Município de Penela tem vindo a investir no reforço da resposta municipal ao combate à vespa velutina, através da aquisição de meios que permitem uma resposta mais rápida e eficaz na eliminação dos ninhos, bem como no aperfeiçoamento dos mecanismos de deteção, vigilância e controlo desta espécie invasora. 

PUBLICIDADE

Em caso de avistamento de ninhos, contacte o Serviço Municipal de Proteção Civil (tel. 239560120) ou os Bombeiros Voluntários de Penela (tel. 239560100).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com