Coimbra

“Penela comunidade + verde aponta novos caminhos à economia local

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-05-2015

A Câmara Municipal de Penela em parceria com a B2CITIzens, Associação de Empresas para Territórios e Cidades Inteligentes promoveram no passado dia 26 de Maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o encontro “Penela Comunidade + Verde” com o propósito de envolver a comunidade local, nomeadamente, o tecido empresarial do concelho na estratégia para a promoção de uma economia de Baixo Carbono.

PUBLICIDADE

O programa “Penela Comunidade + Verde” que deu os primeiros passos com este seminário, reuniu vários empresários e estudantes da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó e tem por objetivo devolver à comunidade uma parte das poupanças geradas pela implementação de medidas de eficiência energética, geridas pelo Município de Penela, para apoio a programas educacionais.

“Procuramos estruturar este programa em três pilares essenciais: o primeiro com a proteção e valorização ambiental, o segundo com a competitividade territorial e desenvolvimento económico das empresas e o terceiro a coesão social” explica Luís Matias, presidente da câmara municipal de Penela na sessão de abertura.

PUBLICIDADE

Apostar na melhoria dos sistemas urbanos, enquanto ferramenta de fixação das populações é uma das preocupações do Município que trabalha em prol da agenda ambiental e na sustentabilidade do território, procurando na valorização dos recursos naturais e dos serviços ambientais uma oportunidade de criar valor e riqueza!

O autarca recordou ainda que Penela é líder do Smart Rural Living Lab e “tem sido esta a estratégia de afirmação do nosso território como capacidade de fazer diferente, de partilha do conhecimento, da ligação ao sistema científico e tecnológico e da ligação às empresas sempre que possível de forma inovadora, criativa, fomentando o empreendedorismo.”

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a tarde foi apresentado, aos cerca de meia centena de presentes, soluções de racionalização e monitorização de consumos energéticos e de utilização de energias alternativas pelas empresas convidadas a participar neste encontro. Foram ainda apresentadas pela consultora GOE, fontes e estruturas de financiamento disponíveis para alavancar este projeto.

O encontro terminou com a assinatura de uma declaração de interesse de adesão ao “Penela Comunidade + Verde” com o Município de Penela, a Escola Tecnológica e Profissional de Penela, a Engegoat, Lda., Iberber Portugal, Nasytems, Lda., Energia Simples (PH Enekgia), Primelayer e a ISA Energy, S.A.

A adesão ao programa pressupõe a atribuição de um Selo Comunidade Verde que identifica os membros ativos de uma comunidade verde que contribuem para a diminuição do seu impato ambiental e do seu consumo de energia e que devolve à comunidade uma parte dos benefícios dai decorrentes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE