Coimbra

Penela: Centro de Estudos de História Local e Regional celebra uma década de existência

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-11-2020

O Centro de Estudos de História Local e Regional Salvador Dias Arnaut (CEHLR SDA) nasceu, a 26 de novembro de 2010, com a conjugação da vontade e empenho do Município de Penela, da família do professor Salvador Dias Arnaut e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Estas três entidades, uniram-se pelo desejo de fomentar uma área de investigação da maior relevância social à qual o Professor Dias Arnaut, munícipe de Penela e docente da Faculdade de Letras, dedicou o seu entusiasmo e saber.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

Localizado no coração da vila de Penela, a casa do médico e historiador, transformou-se durante uma década, numa casa aberta à cultura, onde foram realizadas, em parceria com o Centro de História da Sociedade e da Cultura da FLUC, quase meia centena de conferências, apresentação de livros, teses de mestrado, a realização de um seminário permanente mensal que muito contribuiu para a promoção e divulgação do conhecimento da história local e regional portuguesa e ainda, de Colóquios com periodicidade anual, dedicados a temas que se reportam a vários épocas, como foi exemplo, o colóquio evocativo dos forais manuelinos ou do Encontro em que se celebrou os 40 anos do poder local democrático, sendo alguns deles, creditados como ação de formação para professores. 

Com um espólio bibliográfico que conta com milhares de publicações e monografias do benfeitor do Centro de Estudos, a que se juntou um acervo cedido pelas autarquias de todo o país, com a cedência de publicações sobre os respetivos concelhos, o CEHLR SDA é hoje, uma referência e espaço único, a nível nacional, um espaço aberto à população e à comunidade científica.

PUBLICIDADE

No dia do seu décimo aniversário, tendo em conta o atual estado da pandemia, as celebrações serão realizadas através dos meios de comunicação digital. Ao longo do dia de amanhã, dia 27 de novembro, serão partilhadas mensagens de personalidades ligada ao centro de estudos, nomeadamente, de Margarida Neto, coordenadora Científica; de Paulo Júlio, autarca fundador; de Jorge Alarcão, membro do Conselho Consultivo; de Salvador Manuel Arnaut, neto e representante da família Salvador Dias Arnaut e Luís Matias, presidente da Câmara Municipal de Penela. 

Ainda no âmbito das comemorações, será feita uma retrospetiva da atividade desenvolvida, através da partilha de vídeos com a foto história da instituição. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE