Região

Penela aprova estudo de expansão do Metrobus de Coimbra ao Espinhal via Condeixa-a-Nova

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-12-2022

O Município de Penela aprovou o estudo para a expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) até ao Espinhal via Condeixa-a-Nova. Encomendado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, o estudo analisou diversas fases e eixos para uma eventual expansão do Metrobus na região, sendo que o traçado Condeixa-a-Nova / Penela foi melhorado com contributos da Câmara Municipal de Penela de forma a contemplar uma paragem em Alfafar, que inicialmente não estava prevista na proposta e que permite beneficiar a população de Podentes e zonas limítrofes.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Penela aprovaram o estudo de expansão do SMM, encomendado pela CIM Região de Coimbra à empresa OPT, SA. De forma unânime, os órgãos pronunciaram-se positivamente, uma vez que a proposta inicial foi alterada com os contributos remetidos pela autarquia penelense, que pugnou por uma paragem em Alfafar, já no concelho de Penela.

“O estudo inicial subvertia os justos anseios de Penela e dos penelenses, uma vez que o traçado se desviava dos aglomerados”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Nogueira dos Santos. O autarca salientou que o trabalho e esforço realizados pelo município que lidera resultaram num “melhoramento claro na eficiência do traçado”, que, assim, se aproxima das populações a captar e ganha atratividade. “Com este desvio, aumentamos o número de potenciais utilizadores, o que aumenta a viabilidade da operação de acordo com os critérios do estudo”.

PUBLICIDADE

A Câmara de Penela defende que a paragem no lugar do Zambujal (concelho de Condeixa-a-Nova) não deve inviabilizar a paragem de Alfafar (concelho de Penela) que, assegura, “potencia a atração de utilizadores ao sistema de parte significativa da população da freguesia de Podentes, assim como uma paragem na proximidade das localidades de Camarinha ou Santo Amaro abrangerá os habitantes destes lugares, de Chainça, Carvalhal de Santo Amaro e Espinheiro”. O traçado prevê ainda uma paragem na vila de Penela, outra na Zona Industrial de Penela e uma última no Espinhal.

Eduardo Nogueira dos Santos defende que a expansão do SMM será muito relevante para a coesão territorial da região de Coimbra, garantindo que a Câmara de Penela já está a trabalhar para prever o espaço-canal para o Metrobus na próxima alteração do Plano Diretor Municipal. 

PUBLICIDADE

publicidade

O autarca realça que esta será uma oportunidade histórica para se fazer justiça a estas populações e que “o próximo quadro comunitário PT 2030 deve comprometer-se com este anseio de desenvolvimento e de crescimento de uma região que está a perder habitantes e qualidade de vida muito devido à escassez de financiamento público estatal”.

O traçado agora aprovado e validado pela CIM e pelos órgãos do Município de Penela prevê 9 novas estações entre Condeixa-a-Nova e Penela, num troço de 20,9km. O investimento previsto na expansão do Metrobus de Coimbra ao Espinhal prevê-se em 63 milhões de euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE