Coimbra

Penela apresenta Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-09-2020

No âmbito das Comemorações das Jornadas Europeias do Património, inseridas no programa da Feira de São Miguel, amanhã, pelas 11:00, haverá uma apresentação pública do Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão.

PUBLICIDADE

O evento conta com a presença de Jorge Alarcão, penelense e especialista da época romana e Pedro Carvalho, conselheiro científico da Villa romana de São Simão e subdiretor da FLUC.

PUBLICIDADE

As escavações do Sítio Arqueológico da Villa romana de São Simão, iniciaram em 2016, e permitiram descobrir achados que datam a época romana.

A Villa romana de S. Simão localiza-se no concelho de Penela, pertence ao distrito de Coimbra e tem uma cronologia balizada entre o século I/II d. C. e o século V d.C..  A pars urbana da villa romana identificada no adro da Capela da Senhora da Graça, sugere estender-se pelos terrenos adjacentes, assim como nos confirma o estudo de Prospeção Geofísica, realizado em 2018, onde se identificaram vários alinhamentos ortogonais, compagináveis com estruturas desta grandeza.

PUBLICIDADE

publicidade

O projeto de investigação em curso (PIPA 2016-2019), prorrogado por mais um ano, identificou até ao momento uma construção habitacional com 19 pavimentos de mosaicos, bicromos e policromos, que estilisticamente, apontam para fases muito distintas de ocupação até inícios do Séc. V. O restante material arqueológico corrobora a ocupação do sítio durante este período. Mas o local não teve só ocupação romana, até agora foram identificadas diversas estruturas que apontam para uma ocupação no séc. VI-VII e ainda nos séc. XIII-XIV, para além da ocupação do adro como necrópole paroquial nos séculos XV- XVI, com quase uma centena de sepulturas identificadas. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE