Portugal

“Penamacor Vila Madeiro” vai realizar-se em formato presencial

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 29-11-2021

 A Câmara de Penamacor vai promover em formato presencial o “Vila Madeiro”, evento que junta atividades culturais e de animação em torno daquele que é considerado o maior madeiro de Natal do país.

PUBLICIDADE

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Castelo Branco lembrou que o certame regressa presencialmente, mas também ressalvou que o programa está sujeito a alterações mediante imposições legais no âmbito da covid-19.

A edição deste ano decorre de 07 a 25 de dezembro, com uma programação centrada nos fins de semana e que contará com música, animação de rua, um mercado de Natal, um espaço infantil, passeios pedestres e equestres e outras atividades culturais, como visitas guiadas e encenadas ou apresentação de livros.

PUBLICIDADE

O programa é ainda marcado pela tradicional chegada do madeiro à vila (dia 08) e pelo acender da fogueira (dia 23), que constituem os momentos altos das festividades.

O início está marcado para o dia 07 de dezembro, às 15:30, no Museu Municipal, com a inauguração da exposição “Madeiro – Património e Identidade”, seguida de um momento musical e de poesia, por Pedro Domingues e Cristiana Pereira.

PUBLICIDADE

publicidade

Às 16:00, no Auditório da Escola de Música, terá lugar a apresentação do livro “Carlota e Francisco Pinza Ferras – A Vida, o Sonho, a Obra”, da autoria de Maria João Cunha e com edição do Instituto Social Cristão Pina Ferraz, em colaboração com o Município de Penamacor.

Será também no dia 07 que decorre a festa dos jovens que este ano fazem 20 anos e que, juntamente com familiares, amigos e habitantes, cortam e recolhem os enormes troncos que irão alimentar a fogueira de Natal.

No dia seguinte, o ponto alto do programa é a realização do “desfile do Madeiro”, com a chegada ao centro da vila das dezenas de tratores carregados e com a colocação do madeiro junto à igreja matriz.

Antes disso, está marcada para as 11:00 uma visita guiada e encenada ao Convento de Santo António, e, às 21:00, é apresentado o teatro comunitário “Da água se fez lenda”.

O evento regressa no dia 11, com o passeio pedestre e plantação de árvores autóctones, iniciativa que está marcada para as 10:30.

Às 18:00, realiza-se um Encontro de Cantares ao Menino, no Convento de Santo António, que conta com a participação da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra e com o Grupo Modas Antigas.

Para as 21:00 está marcada a atuação dos Band & Tarola, na Praça Vila Madeiro.

No dia 12, será apresentado o livro “Poesia Popular da Raia Beirã”, da autoria de Francisco Abreu, no Auditório da Escola de Música, e haverá um concerto da banda espanhola de rock de natal Indy Tumbita & The Jingle Bells.

No dia 18, o programa arranca às 09:00, com a 7.ª edição do Passeio Equestre Vila Madeiro, seguida da visita guiada e encenada à arquitetura militar de Penamacor.

Às 21:00, na Igreja Matriz, regressa o concerto de Natal do polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão.

No dia 23 de dezembro, a noite arranca com o concerto do coro gospel Shout, na Praça Vila Madeiro. Aquele que é considerado o maior madeiro de Portugal será ateado às 23:59.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE