Coimbra

Penacova vai ter de pagar “milhões” para sair da APIN diz presidente da Assembleia Geral

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-06-2020

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior aprovou hoje, por unanimidade, o valor de indemnização a pagar pelo município de Penacova para concretizar a sua saída do sistema agregado de água, saneamento e resíduos.

PUBLICIDADE

Apresentação da APIN em 2019. Imagem de arquivo

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Assembleia Geral da empresa, que agrega municípios dos distritos de Coimbra e Leiria, não revelou o valor da indemnização, mas adiantou que é “na ordem de milhões”.

“Primeiro, vamos comunicar o valor ao município de Penacova, por uma questão de lisura e correção”, disse João Miguel Henriques, que preside também ao município de Vila Nova de Poiares, salientando que existem obrigações legais previstas no contrato de gestão delegada.

PUBLICIDADE

Criada em 2018 para gerir os serviços de abastecimento de água, de saneamento e resíduos sólidos, a APIN entrou em funcionamento em janeiro, agregando 11 concelhos dos distritos de Coimbra e Leiria, mas o de Penacova decidiu abandonar o projeto dois meses depois.

Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra) continuam a integrar a empresa, constituída por capitais públicos.

PUBLICIDADE

publicidade

O valor indemnizatório consta do relatório elaborado por uma entidade externa contratada pela empresa, em articulação com o município de Penacova, que foi aprovado por unanimidade pelos 10 municípios presentes na Assembleia Geral de hoje.

Segundo o presidente da Assembleia Geral, a Câmara de Penacova participou nas várias reuniões em que foi traçada a forma de apuramento do montante da indemnização, tendo “concordado” com a metodologia.

“O apuramento é feito tendo em conta as contribuições daquele município previstas ao longo dos 30 anos de concessão e os montantes que deixa de receber em fundos, investimentos e atividade da APIN”, explicou João Miguel Henriques.

A empresa abrange uma área de quase 2.000 quilómetros quadrados em territórios de baixa densidade, habitados por cerca de 80 mil habitantes e com 65 mil alojamentos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE