Conecte-se connosco

Restaurantes

Penacova tem lampreia em take way com a participação de oito restaurantes

Publicado

em

Oito restaurantes do concelho de Penacova vão comercializar arroz de lampreia em regime de ‘take away’ no âmbito de uma campanha que começa na sexta-feira, anunciou hoje a Câmara Municipal.

“Os amantes da lampreia de Penacova vão poder, enquanto os estabelecimentos estiverem encerrados ao público, levar a comida para casa”, informa em comunicado o município presidido por Humberto Oliveira, indicando que a iniciativa, além da autarquia e dos restaurantes aderentes, envolve ainda a Confraria da Lampreia.

Para o socialista Humberto Oliveira, desengane-se “quem pensa que a lampreia e o ‘take away’ não combinam”.

“As pessoas podem telefonar aos restaurantes a reservar as doses pretendidas e, no momento de as irem buscar, receberão um ‘kit’ que inclui as doses de lampreia pré-confecionadas, um saco com arroz cru na medida das respetivas doses, a tradicional doçaria e ainda um folheto que conta a história ligada à lampreia”, adianta.

Ciclóstomo do tempo dos dinossauros, que nesta época do ano sobe o rio Mondego, entre o estuário, na Figueira da Foz, e vários municípios a montante de Penacova, a lampreia é uma “iguaria da identidade gastronómica” da região, o que justifica esta campanha promocional com a participação de oito casas da especialidade.

“Cada restaurante explicará como terminar a confeção do arroz de lampreia em casa e em segurança. Mas desengane-se também quem pretender assim descobrir o segredo da confeção”, avisa a autarquia do distrito de Coimbra.

Citado na mesma nota, o vereador da Cultura e do Turismo, João Azadinho, explica que “o segredo está na forma como a lampreia é amanhada, temperada e cozinhada”.

“Esse continuará nas mãos das cozinheiras e dos cozinheiros dos nossos restaurantes”, afirma João Azadinho, sublinhando a “importância de manter viva a tradição” de Penacova.

No entanto, o município “mantém a esperança de que seja possível ainda realizar o habitual festival da lampreia, (…) adiando-o para uma data que a pandemia possibilite”.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com