Coimbra

Penacova reforçou o serviço de tele-assistência a idosos em isolamento

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-05-2020
A Câmara de Penacova, no distrito de Coimbra, identificou na vigência do estado de emergência 650 casos que exigiram diferentes ajudas na área social, anunciou a autarquia que destaca, por entre as situações “sinalizadas e identificadas (…), que levaram à intervenção dos serviços”,  “o apoio e acompanhamento aos utentes do serviço de tele-assistência” aos idosos.

“Neste caso concreto, para além de pretendermos saber exatamente quais as dificuldades e as necessidades sentidas, pretendemos, igualmente, criar um sentimento de proteção e de conforto, já que os utentes deste serviço são idosos que, em circunstâncias ditas normais, vivem já em isolamento social e geográfico”, afirma a vereadora da Ação Social, Sandra Ralha, citada na nota.

PUBLICIDADE

Nos 45 dias em que vigorou o estado de emergência, decretado e renovado duas vezes pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, “a principal preocupação” da Câmara “foi suprir as necessidades mais prementes” das pessoas que pediram ajuda.

“Identificámos e resolvemos, durante este período, diversos problemas na área da ação social escolar e no apoio à natalidade, mas o que foi determinante para o bem-estar das famílias que nos procuraram foi a entrega de bens alimentares e a atribuição de apoio financeiro para aquisição de bens de primeira necessidade e para pagamento de renda ou para pagamento de medicamentos durante três meses”, segundo Sandra Ralha.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal articulou com as farmácias do concelho a entrega dos medicamentos à população idosa.

“Com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), articulámos respostas de apoio domiciliário a idosos, que nalguns casos incluiu serviço de refeições”, adianta a vereadora.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a Linha de Apoio Psicológico, “que dava os seus primeiros passos, rececionou durante este período novos pedidos de apoio e aconselhamento, encontrando-se em curso o acompanhamento à distância de utentes”.

“Este serviço da autarquia tem também prestado apoio e aconselhamento psicológico aos Bombeiros Voluntários, que (…) estão na primeira linha de intervenção e têm conseguido criar uma forma de comunicação muito consistente com a população”, salienta.

No contexto da pandemia da covid-19, este trabalho da Divisão de Ação Social e Educação da Câmara de Penacova tem sido coordenado com a Proteção Civil Municipal e com as juntas de freguesia.

“Não é por o estado de emergência ter terminado que vamos levantar a guarda. Este é um período crucial para que possamos vir a retomar a normalidade”, sublinha Humberto Oliveira, citado igualmente no comunicado.

Até hoje, Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+1,%) e mais 219 casos de infeção (+0,8%).

Das pessoas infetadas, 692 estão hospitalizadas, das quais 103 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.182.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE