A Câmara Municipal de Penacova viu ser aprovada a sua candidatura ao Fundo Florestal Permanente, no âmbito do apoio ao funcionamento das equipas de sapadores florestais, que se insere no eixo de intervenção “Defesa da Floresta contra incêndios e agentes bióticos”.
PUBLICIDADE
Este apoio, no valor total de 236.036,00 €, tem a duração de três anos e compreende os trabalhos de serviço público de gestão florestal e defesa da floresta a levar a efeito entre 2019 e 2021, pelas duas equipas de sapadores florestais criadas no seio da autarquia.
Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, referindo que, se a primeira Brigada de Sapadores Florestais, transitou da extinta PENSAR – Associação de Desenvolvimento Integrado de Penacova para a alçada do Município, a segunda, foi criada de raiz, “o que demonstra seguramente o empenho da Câmara de Penacova na prossecução de uma estratégia de prevenção, proteção e preservação do património natural do concelho”.
Destacando o trabalho de planeamento realizado pelo Gabinete Técnico Florestal, o Presidente da autarquia, faz o balanço de um Verão atípico, mas que “fruto do trabalho destas duas equipas e da estreita colaboração da autarquia com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova e com os restantes agentes de Proteção Civil do concelho, permitiu que os trabalhos de vigilância e patrulhamento florestal, no âmbito da proteção de incêndios florestais, resultasse, felizmente, num número de ocorrências muito abaixo da média nacional e que, sobretudo, não colocaram em perigo as pessoas, para nós, sem qualquer dúvida, o mais importante”.
Dois anos decorridos sobre a tragédia que se abateu sobre a população do concelho, Humberto Oliveira realça o facto de ter a certeza “que o trabalho de prevenção planeado de forma estratégica com todos os agentes, se traduz em objetivos concretos e concretizáveis. Mas, é bom, que os munícipes entendam que este não é um trabalho apenas de vigilância e patrulhamento, é igualmente um trabalho de primeira intervenção em colaboração com os Bombeiros, e é também, ao longo de todo o ano, um trabalho de silvicultura preventiva, gestão de combustível ou, como vulgarmente designamos, limpeza de terrenos, controlo de espécies invasoras e abate de árvores que possam colocar em perigo infraestruturas fundamentais, como a rede elétrica ou de telecomunicações.” Um ano após o Leslie, o Presidente penacovense, sublinhou igualmente a forma empenhada como os Sapadores Florestais de Penacova trabalharam, em parceria com os seus congéneres da Mealhada e Mortágua, para a recuperação da Mata Nacional do Bussaco – “sem este esforço intermunicipal não teria sido possível, de forma tão célere, recuperar para fruição do público, aquele património natural único na região”.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.