Região

Penacova quer ter miniautocarro elétrico para circuito na vila

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 20-09-2022

A Câmara de Penacova está a estudar a aquisição de um miniautocarro elétrico para assegurar um circuito que interligue as diferentes partes da vila, para fazer face ao perfil sinuoso da sede de concelho e à falta de estacionamento.

PUBLICIDADE

Na quarta-feira, na vila de Penacova, haverá um ensaio com um miniautocarro elétrico para testar a solução, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, afirmou hoje o vereador com a pasta da mobilidade, António Magalhães Cardoso, que falava durante a apresentação dos resultados do sistema de transporte a pedido SIT-Flexi.

Segundo o vereador, a intenção passa por “estabelecer um circuito urbano curto para interligar as diferentes partes da vila”, conhecida pela sua orografia sinuosa e com falta de estacionamento no seu centro histórico.

PUBLICIDADE

“Há limitações, porque as ruas são estreitas e o autocarro não pode ser muito grande, mas pequeno poderá não ser tão potente e não terá autonomia para andar a manhã toda e parte da tarde”, apontou.

De acordo com António Magalhães Cardoso, a autarquia pretende que no verão o circuito curto possa ser intercalado com um mais longo, para fazer a ligação entre a vila e a praia fluvial do Reconquinho.

PUBLICIDADE

publicidade

Questionado pela agência Lusa, o vereador referiu que a Câmara pretende desafiar o Fundo Ambiental para que assegure um apoio à compra do miniautocarro, perspetivando que o sistema possa funcionar já em 2023.

Na apresentação, António Magalhães Cardoso referiu ainda que a autarquia avançou com um investimento de 600 mil euros, em conjunto com as juntas de freguesia, num programa de acalmia de tráfego.

Esse programa prevê lombas redutoras de velocidade, passadeiras, rebaixamento de passeios para facilitar o acesso a pessoas com mobilidade reduzida ou a construção de uma acessibilidade rodoviária a um centro escolar.

“O objetivo é reduzir a velocidade e diminuir a sinistralidade rodoviária”, vincou.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE