Região

Penacova quer integrar economia circular nas compras municipais

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 08-06-2022

A Câmara de Penacova vota na quinta-feira a Agenda Local para a Economia Circular, em que, entre outras propostas, quer tornar as compras da autarquia “mais ecológicas e circulares”, afirmou hoje vereador do município.

PUBLICIDADE

A Agenda Local para a Economia Circular vai ser discutida e votada na quinta-feira, após uma fase de discussão pública, contemplando 15 projetos para aplicar no concelho, disse à agência Lusa o vereador com a pasta da sustentabilidade, energia e clima, António Magalhães Cardoso.

“Esta agenda pretende introduzir no território o Plano Europeu para a Economia Circular, assim como o plano nacional e a agenda regional. É uma visão integrada, pendente a uma economia mais circular no concelho”, salientou, explicando que foram aproveitados cinco projetos “com algum trabalho já feito” no concelho.

PUBLICIDADE

publicidade

Uma das propostas presentes nesta agenda passa por “tornar as compras [da Câmara Municipal] mais ecológicas ou circulares”, avançou.

Magalhães Cardoso admitiu que “não será fácil concretizar este objetivo”, porque o Código de Contratos Públicos tem como critério preponderante o preço, mas o município irá tentar “impregnar os concursos públicos desta preocupação em compras mais ecológicas e sustentáveis”.

PUBLICIDADE

“É desafiante e não é fácil inverter o ciclo de que é o barato que ganha”, notou, realçando que a autarquia irá ter entidades a ajudar o município a desenhar concursos “que tenham cada vez mais estas preocupações”.

“Por exemplo, numa pavimentação, pode-se utilizar pneus usados, ou para uma construção ou uma estrada utilizar-se a incorporação de resíduos da demolição de um pavilhão velho, por forma a valorizar-se um subproduto e a evitar-se utilizar matérias-primas primárias”, frisou.

A Agenda Local contempla ainda propostas como o Programa Municipal Plástico Zero, que visa diminuir a utilização de plástico pela autarquia ou assegurar que as refeições escolares recorrem a produtos de base local.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE