Escolas

Penacova promove Letras em Viagem para alunos de Figueira de Lorvão

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 20-01-2015
Cada história é um mundo diferente e desta feita “História de uma conta de somar”, verso do livro O pequeno livro de desmatemática, de António Manuel Pina, onde os números brincam uns com os outros, interagiu com as 86 crianças da EB1 de Figueira de Lorvão, não deixando ninguém indiferente.

unnamed (2)

PUBLICIDADE

As crianças revelaram-se atentas e participativas, quer no labirinto nos versos, que requerem compreensão (pois a matemática é muito exigente e um erro deita tudo a perder), quer na atividade que se seguiu, o labirinto das palavras, consistindo em descobrir as diferenças e problema em código, suscitando muita vontade de ficar mais um pouco… Mas eram horas de regressar à escola! E mais uma vez as letras viajaram dos livros para os ouvidos de cada criança…

Na Biblioteca Municipal de Penacova, ler histórias, contar histórias é o que mais acontece quando as crianças visitam este espaço. Elas sabem que as histórias contadas pelos colaboradores da Biblioteca partem sempre de um livro, e esse colaboradores fazem já parte do mundo dos livros.

PUBLICIDADE

As histórias que contam estão fixadas em texto na narrativa que se lhes apresenta, mas quantas vezes eles não o seguem à risca, pois a interação com a criança é algo que sucede a cada passo. A criança envolve-se com o livro, com a voz que conta e com as figuras que vão surgindo no tapete. As personagens que como por magia não são cativas do livro, surgem com uma vida própria, brincam, escondem-se no tapete, o suspense mantém-se, a expressão das crianças revela estar à espera da continuação do enredo, e isto acontece sempre.

 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE