Coimbra

Penacova preparada para receber crianças do pré-escolar

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 31-05-2020

 

PUBLICIDADE

O Município de Penacova preparou os centros de educação pré-escolar do concelho para que possam receber, já esta segunda-feira, 1 de junho, em segurança, as crianças e todos os colaboradores dos respetivos centros, após o encerramento iniciado no passado dia 16 de março.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao todo, são 108 crianças, correspondendo a cerca de metade das inscritas nos nove estabelecimentos. Destes, abrirão todos à exceção do estabelecimento do Seixo.

De acordo com Humberto Oliveira, presidente da autarquia, “houve uma concentração de esforços para que tudo estivese preparado e acautelado ao máximo, no sentido de receber novamente as crianças numa nova fase de recuperação e de esperança para todos”.

PUBLICIDADE

A ação alargou-se a várias áreas, tendo sido tomadas medidas de higienização, limpeza, formação, organização e preparação dos diversos espaços. Como realça o autarca, “estes preparativos pretendem garantir que todo o serviço prestado assegura o máximo de condições de higiene e segurança”, tendo contado com o envolvimento do Agrupamento de Escolas de Penacova, Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Penacova e Juntas de Freguesia. Humberto Oliveira destaca a cooperação e agradece “o trabalho de todas as entidades envolvidas”.

Nesta fase de reabertura, a preocupação da autarquia centrou-se em acautelar também uma resposta mais adequada às necessidades e horários de trabalho dos pais que levam as crianças aos estabelecimentos de educação pré-escolar, cumprindo as orientações do Ministério da Educação e da Direção Geral de Saúde.

Não foi esquecida a formação, tendo 23 assistentes operacionais dos centros de educação pré-escolar, que abrem portas neste dia da criança, frequentado o ações apropriadas, no quartel dos Bombeiros. As assistentes operacionais foram submetidas a testes rastreio no centro de saúde e, no sentido de acautelar todas as situações, vigora o plano de contingência do Agrupamento de Escolas de Penacova.

As refeições, garante Sandra Ralha, vereadora da Educação do Município de Penacova, “serão fornecidas, como habitualmente, pelas IPSS´s, com a qualidade e as precauções que todos reconhecemos a estas instituições, e que estão devidamente contratadas para o efeito”. O Município também garante a disponibilização do transporte escolar, como até aqui, para este nível de educação.

Humberto Oliveira realça que esta reabertura “demonstra a capacidade do Município de Penacova em fazer face a situações desta natureza e o seu empenho para que todos consigamos retomar a normalidade”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE